Mestres da arte de ensinar e aprender
Grandes educadores põem em prática suas teorias para formar novos discípulos e seguidores
No mundo inteiro, a educação é obrigatória desde a primeira infância. Vários teóricos da área, denominados pedagogos, transformam suas ideias em prática para contribuir na formação dos indivíduos. Relacionamos, a seguir, alguns deles.
Henri Wallon (1879-1962)
Consagrado como um dos pedagogos que mais contribuiu com a educação, o francês Henri Wallon propôs, na primeira metade do século XX, uma mudança estrutural no sistema de ensino de seu país.
A escola, segundo Wallon, estimula a formação social, intelectual e afetiva de seus estudantes. Ele foi o primeiro a levar para a sala de aula as emoções do aluno, fazendo com que este passe a expressar seus desejos e suas vontades.
Jean Piaget (1896-1980)
Educador de grande prestígio internacional, o suíço Jean Piaget criou, na década de 1940, a chamada Teoria Cognitiva ou Teoria dos Estágios. Ela consiste, como o próprio nome já diz, em quatro estágios de desenvolvimento do raciocínio no ser humano: o sensório-motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal.
Piaget aplicou essa teoria à educação para se contrapor ao ensino tradicional, rígido e autoritário, herdado do século XIX. Mais tarde, o pedagogo percebeu que a capacidade cognitiva humana, eixo central de seus estudos, nasce e se desenvolve. Além disso, afirmou que o conhecimento se obtém a partir da interação sujeito-objeto desde a infância até a fase adulta.
Anísio Teixeira (1900-1971)
No mundo inteiro, a educação é obrigatória desde a primeira infância. Vários teóricos da área, denominados pedagogos, transformam suas ideias em prática para contribuir na formação dos indivíduos. Relacionamos, a seguir, alguns deles.
Henri Wallon (1879-1962)
Consagrado como um dos pedagogos que mais contribuiu com a educação, o francês Henri Wallon propôs, na primeira metade do século XX, uma mudança estrutural no sistema de ensino de seu país.
A escola, segundo Wallon, estimula a formação social, intelectual e afetiva de seus estudantes. Ele foi o primeiro a levar para a sala de aula as emoções do aluno, fazendo com que este passe a expressar seus desejos e suas vontades.
Jean Piaget (1896-1980)
Educador de grande prestígio internacional, o suíço Jean Piaget criou, na década de 1940, a chamada Teoria Cognitiva ou Teoria dos Estágios. Ela consiste, como o próprio nome já diz, em quatro estágios de desenvolvimento do raciocínio no ser humano: o sensório-motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal.
Piaget aplicou essa teoria à educação para se contrapor ao ensino tradicional, rígido e autoritário, herdado do século XIX. Mais tarde, o pedagogo percebeu que a capacidade cognitiva humana, eixo central de seus estudos, nasce e se desenvolve. Além disso, afirmou que o conhecimento se obtém a partir da interação sujeito-objeto desde a infância até a fase adulta.
Anísio Teixeira (1900-1971)
Anísio Teixeira foi um dos educadores mais relevantes do Brasil no século passado. Nos anos 1920 e 1930, o baiano observou a educação como um elemento principal de renovação do país.
Assim como seus contemporâneos, Anísio declarou que a adoção de um sistema estatal de ensino fosse o único meio capaz de reduzir as desigualdades sociais. Suas doutrinas inspiraram novas gerações de educadores, a exemplo de Darcy Ribeiro (1922-1997) e Florestan Fernandes (1920-1995).
Para Anísio Teixeira, a escola educa em vez de instruir, forma homens livres, prepara para um futuro incerto e ensina a viver com inteligência, tolerância e felicidade. Tudo isso é possível apenas com uma reforma escolar.
Paulo Freire (1921-1997)
Outro educador brasileiro que merece destaque é Paulo Freire, notável por conceber um método inovador de alfabetização popular em Pernambuco, seu estado natal, em 1963, durante o primeiro governo do socialista Miguel Arraes (1917-2005).
Dedicado a ensinar à população mais pobre ou com nível de instrução baixo ou nulo, Freire serviu de inspiração e modelo para educadores que o sucederam, em especial no Terceiro Mundo. Vale ressaltar que muitos pedagogos, como esses relacionados nesta matéria, obtiveram feitos significativos na melhoria educacional, tanto em seus países quanto em escala planetária.
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