Dia das Crianças: comercial ou familiar?

O dia 12 de outubro foi escolhido para celebrar os menores no Brasil nos anos 1920, por meio de proposta de um deputado; décadas depois, graças a uma bem-sucedida campanha, a data está associada às vendas de brinquedos

A efeméride dedicada aos menores varia com as tradições e os hábitos de uma nação
(Foto: Divulgação)

Meninos e meninas de todo o mundo têm um dia especial dedicado a eles, variável de acordo com as tradições e os costumes de uma determinada nação. No calendário comemorativo do Brasil, o Dia das Crianças passou a ser celebrado em 12 de outubro em razão de uma estratégia de marketing promovida por uma famosa fábrica de brinquedos. A celebração da data no país, para alguns, simboliza a mercantilização de objetos infantis.

Tudo começou em 1923, quando a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, recepcionou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, conforme lembra o historiador goiano Rainer Sousa, em artigo no portal Brasil Escola. Aproveitando aquela oportunidade, no ano seguinte, um deputado federal da época, o fluminense Galdino do Valle Filho (1879-1961), obteve a genial ideia de conceber um dia em homenagem às crianças através de um projeto de lei de sua autoria.

O projeto de Galdino foi aprovado pelos deputados e, por fim, sancionado em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente da República, Arthur Bernardes (1875-1955), que o converteu em Decreto nº 4.867, no qual o dia 12 de outubro, originalmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida, foi oficializado como o Dia das Crianças. Entretanto, “a data não se tornou uma unanimidade imediata”, segundo Rainer.

Companhias de brinquedos passaram a festejar o 12 de outubro graças ao incremento de suas vendas
(Foto: Divulgação)

Marketing certeiro

Somente trinta e seis anos após a fixação da efeméride no calendário festivo brasileiro, em 1960, a Fábrica de Brinquedos Estrela, por meio do seu diretor comercial, Eber Alfred Goldberg, em conjunto com a multinacional estadunidense Johnson & Johnson, resolveu organizar a Semana do Bebê Robusto. O intuito da promoção simultânea das duas companhias era, exclusivamente, impulsionar as vendas dos seus produtos.

“Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do 12 de Outubro criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país”, frisa o historiador. Com o crescente sucesso da estratégia, outros empresários criaram a Semana da Criança, com similar objetivo: incrementar o comércio de brinquedos. Foi a partir daí que o dia 12 de outubro passou a ser festejado em profusão pelo segmento.

Dia universal

A iniciativa de homenagear as crianças em âmbito internacional partiu do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que convencionou o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança em homenagem à data da promulgação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959. “Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo, como alimentação, amor e educação”, afirma Ranier Sousa.

O Dia das Crianças não é apenas uma efeméride de caráter mercantil por alavancar o comércio e o consumo de brinquedos. Sobretudo, trata-se de uma eterna ocasião de natureza familiar, na qual os baixinhos recebem presentes dos seus familiares, como pais, tios e avós, além de ser usada para confraternizar, compartilhar e refletir sobre o seu sentido autêntico.

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