Campanhas online marcam encontro
Palestrante discute a interação candidatos-eleitores através da internet no Cibercomunica 5.0, com direito a dúvidas dos participantes
No Auditório Zélia Gattai do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, o doutorando em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camilo Aggio, ministrou, hoje pela manhã, a palestra “Os Novos Modos de Envolvimento e Interação entre Eleitores, Candidatos e Partidos a partir das Campanhas Online”. A palestra marcou a abertura do segundo dia do Cibercomunica 5.0 – Ciclo de Palestras sobre Comunicação, Informação e Tecnologias Contemporâneas, realizado pela Unijorge, com o apoio da Editora Paulus.
Camilo Aggio foi convidado para ministrar palestra
(Foto: Hugo Gonçalves)
No Auditório Zélia Gattai do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, o doutorando em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camilo Aggio, ministrou, hoje pela manhã, a palestra “Os Novos Modos de Envolvimento e Interação entre Eleitores, Candidatos e Partidos a partir das Campanhas Online”. A palestra marcou a abertura do segundo dia do Cibercomunica 5.0 – Ciclo de Palestras sobre Comunicação, Informação e Tecnologias Contemporâneas, realizado pela Unijorge, com o apoio da Editora Paulus.
A editora paulista lançou o livro O futuro da internet, escrito pelo professor brasileiro André Lemos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), e pelo professor francês Pierre Lévy, da Universidade de Paris VIII. Seu lançamento ocorreu ontem, às 19 horas, durante a cerimônia de abertura do evento, ministrada por Lemos através da palestra homônima à publicação.
O ciclo, que está na sua quinta edição, discute os fenômenos da ciberdemocracia, que é a “utilização do ciberespaço (espaço formado pelas redes telemáticas) para permitir o acesso dentro do âmbito político, seja para o consumo, seja para a produção da informação”, segundo Macello Medeiros, coordenador do Núcleo Transdisciplinar de Comunicação e Tecnologia da Unijorge (Transit) e organizador do evento. Além disso, ajuda a compreender as relações entre comunicação e tecnologia na sociedade atual.
Tema central do encontro, a utilização de ferramentas eletrônicas de comunicação pelos candidatos, disponíveis na internet, tem como objetivo interagir com os eleitores. Macello, que também é professor da instituição e mestre de cerimônias, teve o privilégio de receber no palco do auditório um convidado superespecial do porte de Camilo Aggio, agradecendo-o pelo seu convite. Para Macello, a palestra de hoje foi um "prato cheio" para a plateia que reuniu estudantes e professores de diferentes cursos e interesses. “Esta palestra é muito importante, pois trata-se de uma temática muito específica dentro da proposta do evento, que é a ciberdemocracia”, diz o professor.
Cada vez mais próximos
Antes de iniciar o encontro, Camilo descreveu a sua importância, que é o uso constante da internet pelos candidatos e partidos políticos. As campanhas online, segundo ele, promovem uma relação de envolvimento maior entre os cidadãos e os políticos durante os períodos de eleição. Os cidadãos, politicamente engajados e mobilizados, contribuem fortemente para a formação de um projeto a ser construído pelos próprios candidatos. Camilo ainda explicou o uso dos mecanismos online, que permitem uma aproximação dialógica entre o eleitorado e os concorrentes a cargos a serem escolhidos pelo voto popular.
Como exemplo da utilização das redes sociais para que os candidatos se aproximem dos eleitores, o doutorando citou o caso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Durante a campanha, em 2008, o então candidato do Partido Democrata convenceu a população estadunidense a acreditar nas ideias de mudança social e econômica, já que as eleições presidenciais no país ocorreram numa época de turbulências devido à crise. Os principais meios que Obama utilizou para comunicar com os eleitores foram o Youtube e a sua página pessoal.
A proposta inovadora de Obama, de acordo com o professor e ex-coordenador do curso de Jornalismo da Unijorge, Bernardo Carvalho, que esteve presente, “abriu caminho para que os candidatos do mundo inteiro explorem o potencial da internet em suas campanhas”. Segundo Camilo Aggio, as campanhas online no Brasil são incipientes, com uma carência enorme de instrumentos disponíveis para esse fim. Elas foram usadas com maior intensidade nas eleições municipais de 2008. Em Salvador, por exemplo, o deputado federal ACM Neto (DEM) foi o primeiro candidato a difundir suas propostas através de redes sociais.
Como exemplo da utilização das redes sociais para que os candidatos se aproximem dos eleitores, o doutorando citou o caso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Durante a campanha, em 2008, o então candidato do Partido Democrata convenceu a população estadunidense a acreditar nas ideias de mudança social e econômica, já que as eleições presidenciais no país ocorreram numa época de turbulências devido à crise. Os principais meios que Obama utilizou para comunicar com os eleitores foram o Youtube e a sua página pessoal.
O uso de mecanismos online para que o eleitorado se aproxime do candidato foi um dos tópicos abordados por Camilo na manhã de hoje
(Foto: Hugo Gonçalves)
A proposta inovadora de Obama, de acordo com o professor e ex-coordenador do curso de Jornalismo da Unijorge, Bernardo Carvalho, que esteve presente, “abriu caminho para que os candidatos do mundo inteiro explorem o potencial da internet em suas campanhas”. Segundo Camilo Aggio, as campanhas online no Brasil são incipientes, com uma carência enorme de instrumentos disponíveis para esse fim. Elas foram usadas com maior intensidade nas eleições municipais de 2008. Em Salvador, por exemplo, o deputado federal ACM Neto (DEM) foi o primeiro candidato a difundir suas propostas através de redes sociais.
“Espero que haja uma discussão mais participativa possível, uma riqueza de debates, para não ficar restrita à manipulação de imagens, que frequentemente acontece”, prevê Bernardo, muito confiante nas eleições que irão acontecer este ano. Camilo, que desde 2006 dedica-se ao estudo de aspectos, experiências e potencialidades do uso da internet por partidos e candidatos, elogiou a palestra, sendo muito produtiva, “no sentido de apresentar as perspectivas para as campanhas deste ano”
Os dois principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto, de olho no pleito, já utilizam essas novas ferramentas que auxiliam o eleitorado a discutir democraticamente seus programas de governo, os problemas por que passa o país e as soluções para eles. Tanto José Serra (PSDB) quanto Dilma Rousseff (PT) escrevem em seus blogs, usam o microblog Twitter e o site de relacionamentos Facebook. A estratégia tem por objetivo aproximar os presidenciáveis da população através da consolidação de uma imagem que os torna sujeitos carismáticos e simpáticos. Para isso, Serra e Dilma respondem às perguntas feitas pelos eleitores.
Encerrada a palestra, toda a plateia a aplaudiu. A seguir, foi realizado um debate sobre a mesma, no qual Camilo solucionou as dúvidas formuladas pelos estudantes universitários participantes. O palestrante, ao final do encontro, agradeceu a todas as pessoas que assistiram a ele, com direito a muitos aplausos. “Há uma expectativa de que as campanhas online sejam estabelecidas em parâmetros mais participativos. Isso significa uma aproximação maior entre os eleitores e as campanhas”, afirma Camilo.
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