Salvador 474 anos: Parque dos Ventos oferece diversão “0800” na orla

Em frente à praia da Boca do Rio, espaço público urbano é uma excelente opção de esporte e lazer gratuitos para os soteropolitanos

Texto e fotos*: Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)

Salvador, 29 de março de 2023, 474º aniversário desta cidade

Com informações do portal Salvador da Bahia

Matéria atualizada em 31 de março de 2023, à 0h40

 

Parque ocupa uma área de 85 mil m2, equivalente a doze campos de futebol

 

Conhecida por seus elementos característicos que a tornam alegre, bonita e singular, com destaque para a sua abundante gama de atrações turísticas, culturais e de entretenimento, Salvador completou, nesta quarta-feira (29), seus 464 anos de fundação. Em se tratando de diversão na capital baiana, uma excelente dica que trazemos nesta matéria é o Parque dos Ventos, em frente à praia da Boca do Rio, que oferece gratuitamente catorze opções de esporte e lazer ao público em geral.

“Espaço perfeito para quem curte levar a criançada para brincar, até as aventuras mais radicais”, comenta o portal Salvador da Bahia, canal com foco no turismo mantido pela Prefeitura, no qual se propõe divulgar os atrativos que fazem movimentar o dia a dia da quarta maior cidade brasileira.

Inaugurado em março de 2020 com o intuito de valorizar a orla marítima soteropolitana, o parque público ocupa uma área estimada em 85 mil m2, equivalente a doze campos de futebol, e compartilhada com o novo Centro de Convenções, na qual em tempos remotos funcionava o Aeroclube. Tanto os equipamentos quanto os brinquedos ali instalados são acessíveis a toda a população, independentemente de idade.

O Parque dos Ventos foi concebido para ser um ambiente destinado principalmente para atletas, tanto profissionais quanto amadores, inclusive amantes de esportes radicais. Portanto, uma estrutura de dez metros de altura para atividades de rapel e escalada – erguida em concreto armado – merece especial atenção para quem transita pelo local, bem como uma pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua, a exemplo de escadarias, rampas e corrimãos.

Além disso, possui ainda uma ciclovia com três quilômetros de extensão, agregada a uma pump track – pista ciclística de circuito contínuo com lombadas, morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas – e um espaço reservado à prática do parkour. Tabelas de basquete e quadra de vôlei completam a lista de equipamentos dedicados ao exercício de modalidades esportivas.


Com dez metros de altura, estrutura para rapel e escalada chama a atenção dos visitantes

 

Lazer com segurança

Um bom lazer, obviamente, também é imprescindível para os frequentadores do Parque dos Ventos. Com vistas a atingir esse objetivo, o espaço dispõe de um parque infantil com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência (PcD), área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade entre 100 e 150 pessoas, quatro morrotes (pequenos morros) ligados por pontes de madeira laminada e estrutura metálica, escorregadeiras naturais, área para patinação e passeio para se fazer uma agradável caminhada.

Por fim, a estrutura do parque é reforçada por quiosques, sanitários, amplo estacionamento com 150 vagas, portaria e pequeno ambulatório, presença permanente de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e videomonitoramento por câmeras 24 horas, além de iluminação em LED. Em meio a uma variedade de atrações para se divertir em Salvador sem pagar nada, vale a pena aproveitar esse espaço, que já está à disposição dos moradores dos quatro ventos da nossa cidade aniversariante.

 

Espaço dispõe de parque infantil adaptado para PcD e outros equipamentos de lazer

 

Serviço

Parque dos Ventos

Endereço: Avenida Otávio Mangabeira, s/nº, Boca do Rio, Salvador – BA

Ponto de referência: Ao lado do novo Centro de Convenções, no antigo Aeroclube

Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 5h00 às 20h00

Entrada: Gratuita e aberta ao público


*As fotos foram capturadas em 20 de setembro de 2021, durante a primeira visita deste jornalista ao local.

Comentários