Corrida comemora os 20 anos da Rondesp

Segunda edição da prova acontece em 29 de maio próximo, no CAB, como forma de celebrar duas décadas de fundação da unidade de apoio tático da PM da Bahia

Com informações da assessoria de imprensa do evento

Matéria atualizada em 27 de abril de 2022, às 18h31


Distâncias da corrida, que terá largada às 6h30, serão de 5 km e de 10 km, o percurso oficial
Alberto Rezak/Divulgação/PMBA – 09/02/2020


No mês em que se comemora os 20 anos de fundação da Companhia Independente de Policiamento Tático - Rondas Especiais (CIPT/Rondesp) – unidade que fornece apoio tático às companhias e outras especializadas da Polícia Militar da Bahia (PMBA) – será realizada, no dia 29 de maio, um domingo, a segunda edição da Corrida da Rondesp. O Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi o local escolhido para sediar a prova, com largada às 6h30, no Departamento de Apoio e Logística (DAL) da PMBA, em frente ao prédio da Governadoria.

De acordo com sua assessoria de imprensa, a 2ª Corrida da Rondesp terá dois percursos simultâneos, com distâncias de 5 km e 10 km, sendo esta última o percurso oficial. O evento esportivo, que terá duração máxima de 1 hora e 40 minutos, será disputado em quatro categorias – Público Geral, Policial Militar/Bombeiro Militar, Idoso e Pessoas com Deficiência (PcD).

O organizador da corrida, o educador físico Vagner Alves, da Comvida Fit Assessoria Esportiva, argumenta que a expectativa é grande entre os participantes da prova (atletas da corporação policial, corredores civis amadores e profissionais). Sua primeira edição, que aconteceu em 9 de fevereiro de 2020, também no CAB, foi a última prova do circuito de rua oficial de Salvador antes da pandemia de Covid-19.

“Temos um kit personalizado para o atleta. O kit está bonito, usual e ecológico: tem uma camiseta 100% poliamida, uma ecobag, além da bandana balaclava que serve como máscara, tiara ou proteção para a cabeça”, destacou Vagner. A ecobag à qual o organizador se refere foi confeccionada a partir de garrafas PET, que seriam descartadas mas se transformaram em sacolas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O circuito da prova, que terá início no DAL, contempla ainda os edifícios-sedes da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), União dos Municípios da Bahia (UPB), Colégio Estadual Bolívar Santana, Igreja Ascensão do Senhor, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Governadoria, Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Secretaria da Educação (SEC), Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), terminando com chegada também no DAL.

Iniciadas em março, as inscrições para a 2ª Corrida da Rondesp podem ser efetuadas até às 23h59 do dia 21 de maio, uma semana antes do evento, ou até se esgotarem as vagas, acessando o site centraldacorrida.com.br/2acorridarondesp. O valor promocional da corrida, em seu segundo lote, corresponde a R$ 90,00. Já os atletas com mais de 60 anos, PcDs e policiais militares têm 50% de desconto na inscrição (confira regulamento no site do evento, clicando na aba Regulamento).



Prova estimula prática de atividades físicas no combate a sedentarismo e várias doenças
Alberto Rezak/Divulgação/PMBA – 09/02/2020

 

Corporação ajuda a manter paz e ordem

A Rondesp, que em maio completará duas décadas de existência, possui dez unidades na Bahia – das quais três estão situadas na cidade de Salvador (Rondesp Central, Rondesp Atlântico e Rondesp Baía de Todos-os-Santos), uma na Região Metropolitana da capital (Rondesp RMS) e outras seis, localizadas nos municípios do interior. Através do patrulhamento tático móvel com viaturas de quatro rodas, essas unidades atuam pelo estado com ações imediatas, com o propósito de manter a paz social e a ordem pública, garantindo a segurança da população.

Há 23 anos trabalhando na PMBA, o comandante da Rondesp Central, major Gleison Costa, atualmente é o responsável por prestar apoio às Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs) em seis regiões e bairros de Salvador – CAB, Cajazeiras, Castelo Branco, Pernambués, Sete de Abril e Sussuarana. Segundo o comandante, o respeito da população pela Rondesp se atribui à missão da corporação, que “conta com equipamentos e policiais treinados em ações de combate e dá apoio às unidades que necessitam de um suporte operacional em ocorrências de alto risco”.

No que tange à 2ª Corrida da Rondesp, o major Gleison salienta a importância da prova pelo fato de estimular a prática de exercícios físicos como aliada no combate ao sedentarismo e a várias doenças, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida das pessoas e o fortalecimento da saúde. “Decidimos sempre realizar eventos esportivos como esse, principalmente, por ser uma forma de interação entre a Polícia Militar e a sociedade baiana”, justificou.

Realizada pela CIPT/Rondesp Central, PMBA e Federação Baiana de Atletismo (FBA), a 2ª Corrida da Rondesp é um evento organizado pela Comvida Fit Assessoria Esportiva, e conta com o patrocínio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e do Governo do Estado, e apoio do Shopping da Bahia e Café Santa Clara.


Cartaz de divulgação da segunda edição da Corrida da Rondesp
Divulgação


Serviço

Evento: 2ª Corrida da Rondesp

Data: 29 de maio (domingo)

Distâncias: 5 km e 10 km (percurso oficial)

Horário de largada: 6h30

Local de largada e chegada: Departamento de Apoio e Logística da PMBA (DAL), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador

Ponto de referência: Em frente à Governadoria

Mais informações no site: centraldacorrida.com.br/2acorridarondesp

Comentários