Comitê da campanha de Rodrigo Hita é inaugurado

A favor da instalação de uma nova política na Bahia e no Brasil, candidato do PSB a deputado estadual abriu seu espaço, situado no Rio Vermelho, para divulgar suas ideias e propostas. Oportunidade atraiu centenas de políticos, militantes e simpatizantes vindos de todos os cantos do estado

O Professor Milton (à esquerda) acredita que sua futura articulação com Rodrigo na Assembleia vai garantir a acessibilidade para as pessoas com deficiência, incluindo a comunidade surda
(Foto: Hugo Gonçalves)

Sintonizado com o compromisso inteligente de estabelecer uma nova política em âmbitos estadual e nacional, o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) a uma vaga na Assembleia Legislativa, Rodrigo Hita, inaugurou, na noite desta sexta-feira (1º), seu comitê de campanha, no bairro do Rio Vermelho. O ato de lançamento da candidatura mobilizou centenas de convidados de todas as regiões da Bahia, entre políticos, militantes e simpatizantes da legenda e de partidos coligados.
 
Compareceram à inauguração do espaço autoridades como os candidatos do PSB a governadora, senadora Lídice da Mata, e a vice-governador, Eduardo Vasconcelos, a candidata ao Senado Eliana Calmon, a prefeita de Amargosa, Karina Silva, os postulantes a deputado federal Bebeto Galvão, Creuza Oliveira, Domingos Leonelli e o Professor Milton Bezerra Filho, todos do PSB, e Tatiana Paraíso, do aliado Partido Social Liberal (PSL), e o membro da executiva nacional socialista, Sérgio Gaudenzi.
 
De acordo com o professor Antônio Pimenta, um dos militantes presentes, o apoio a Rodrigo Hita para deputado estadual, caso seja eleito, é devido ao compromisso de que vai assumir com a educação, proposta de grande relevância em seu programa de mandato. “Somente pela educação há possibilidade de transformação social”, afirmou.
 
Ainda segundo Pimenta, a candidatura de Rodrigo inclui várias proposições. “Dentro dessas propostas, a que melhor se apresenta é a proposta na área da educação integral, onde todos os estudantes vão poder estudar durante um turno, e, no turno oposto, exercer outras atividades na escola”, disse.
 
O professor declarou apoio a Milton, seu colega de profissão, para deputado federal, porque o socialista, considerado o primeiro pedagogo surdo baiano, apresenta todas as qualidades para difundir a educação especial no estado. Ao iniciar seu pronunciamento, Milton certificou que as pessoas com deficiência, categoria a qual ele pertence, são diferentes, porém são tratadas com igualdade.
 
“Somos representantes de categoria, eu represento a comunidade surda, represento a pessoa deficiente, sei que meu segmento sofre, eu sofro com problemas de comunicação, sofro com a questão da ausência de intérprete no estado. Tenho certeza que minha articulação com Rodrigo na Assembleia vai garantir a acessibilidade”, discursou.
 
O Professor Milton se orgulha por ser o primeiro pedagogo surdo do estado da Bahia, entretanto sente na pele o preconceito na condição de pessoa com deficiência. “Eu ensino, e percebo que, junto com Rodrigo nessa luta, a comunidade surda vai vencer muitas barreiras”.
 
A vocação política do militante surdo, ao ingressar no PSB, foi herdada de sua família, pois seu pai, atualmente falecido, já era socialista. “Hoje, para mim, parece um sonho estar aqui ao lado de todos os socialistas. Batalhamos juntos, Leonelli conheceu o meu pai. Algumas pessoas conheceram meu pai, que era um socialista. Eu venho para a política por vocação, e venho pelo povo surdo e pelo povo deficiente”, finalizou.
 
“Juventude com responsabilidade”
 
Considerado uma liderança da sigla socialista no ramo operário, o presidente licenciado do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do Estado da Bahia (Sintepav-BA) e postulante a deputado federal, Bebeto Galvão, também prestigiou o ato de inauguração e argumentou que a expressão de Rodrigo Hita é uma das mais importantes da vida pública baiana.
 
“Sua intrepidez política como jovem dá uma dimensão, uma renovação política, é que a sociedade está a exigir de cada um de nós. Ele sabe associar juventude com responsabilidade, mas sabe sobretudo ter alguém atento aos problemas sociais e econômicos da Bahia, e que, portanto, a sua candidatura significa a expressão do que de melhor nós podemos ter no interior do PSB”, elogiou Bebeto.
 
Membro da executiva estadual do partido, o ex-deputado e ex-secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, manifestou seu apoio a Rodrigo pelas mesmas razões que apoiou ele mesmo em 1974, quando concorreu pela primeira vez ao Legislativo estadual – seria eleito no pleito subsequente, em 1978. “Rodrigo representa uma expressão da continuidade da nossa luta socialista na Bahia”, resumiu.
 
Para o candidato a vice-governador Eduardo Vasconcelos, Rodrigo Hita é uma promessa muito importante para a renovação da política baiana, por ser um jovem talentoso e competente, além de ter, até agora, a emoção em sua capacidade gigantesca. “Tenho certeza que na Assembleia Legislativa ele vai contribuir muito para o desenvolvimento da Bahia e para o engrandecimento do nosso estado”, salientou.
 
Eduardo ainda afirmou que a candidatura do ex-secretário-geral do PSB baiano vai permitir uma renovação pouco representativa para o quadro político brasileiro. “Às vezes a idade, o que importa, é a idade intelectual. Eu me sinto como você: me sinto jovem, com vontade de renovar essa Bahia, de renovar através da educação, através de um oferecimento de serviços de qualidade ao povo baiano, e ver a Bahia atingir o seu destino, que nós todos desejamos.”
 
Ponte do partido para sua líder
 
Representando as prefeituras socialistas do estado, a prefeita de Amargosa, Karina Silva, vislumbrou que Rodrigo foi a ponte do PSB para Lídice, “essa mulher linda, pequenininha, mas de muito valor”, que representa fortemente os baianos no Senado e que irá representá-los ainda melhor como governadora de uma Bahia que ainda tem tantos problemas, possíveis de serem equacionados com diálogo, coragem e participação popular.
 
Karina também lembrou que, em sua cidade, houve uma experiência idêntica ao que está ocorrendo hoje na Bahia. “Amargosa passou por momentos importantes na eleição passada, e nós, como Lídice, não tínhamos recursos para fazer a campanha, mas ainda assim há vontade de mudar, nos ver chegar aonde o povo queria. E eu tenho certeza absoluta, e é isso que vai acontecer com a Bahia, e com a sua chegada como a primeira governadora da Bahia”, acreditou.
 
Único baiano entre os membros da executiva nacional do PSB, Sérgio Gaudenzi representa a legenda nacionalmente. Segundo ele, a competência da agremiação é muito forte e tranquila, já que ela apresenta nomes muito bons, mas nem todos eles caberiam nas chapas proporcionais. “Nós temos uma chapa de deputados forte, muito forte. Eu acho que nós vamos botar uma contribuição muito grande, e o Rodrigo é o puxador, outros também serão. Acho que nós vamos ultrapassar os obstáculos e chegar lá”, projetou.
 
Gaudenzi afirmou ainda que Rodrigo tem suas proposições “casadas” com o ideário do PSB e, pela sua juventude, vai honrar seguramente a área política, distinguindo entre aqueles que ascendem ao patamar mais alto. “Ele é um membro do partido, da direção local, ele faz exatamente a condução e as propostas que o partido sustenta. O partido tem uma ideologia, tem os princípios, e nós defendemos esses mesmos princípios e essa mesma forma de ver a política”, elucidou.
 
Já o filho de Gaudenzi, o funcionário público Leandro Gaudenzi, sente, assim como seus correligionários, orgulho do seu pai, reconhecendo o afeto e o respeito dele em pessoa. “É um orgulho fazer parte dessa luta lá de uma pessoa tão querida por mim por ser meu pai, e ao mesmo tempo tão querida do que meus outros companheiros”, explicou.
 
Leandro está compenetrado no suporte aos candidatos e companheiros do PSB, incluindo Rodrigo Hita, em busca de uma luta maior, que é a expansão da legenda no estado. “Rodrigo é uma das grandes lideranças do partido. Nós, que fazemos parte do diretório ou das coordenações, apoiamos todos (os concorrentes). Eu brinco sempre dizendo que nós apoiamos o 40, e é verdade. Agora, a gente tem uma relação de amizade com alguns companheiros que sempre são mais próximos que a gente”, declarou.

Da esquerda para a direita: Sérgio Gaudenzi, Eduardo Vasconcelos, Lídice da Mata, Rodrigo Hita, Tatiana Paraíso, Eliana Calmon, Creuza Oliveira e Karina Silva
Lídice acredita que o PSB está caminhando em parceria para eleger uma chapa vitoriosa para o governo da Bahia, três deputados federais e pelo menos seis estaduais
(Foto: Hugo Gonçalves)

Creuza e Eliana também estão com Rodrigo
 
Extremamente orgulhosa em participar do ato inaugural do comitê de um jovem do porte de Rodrigo, a candidata a deputada federal Creuza Oliveira, representante das empregadas domésticas na luta diária por sua categoria, alertou que a nossa juventude vive em condições precárias: não sonha, morre, não tem emprego, inclusive o primeiro emprego, e nem educação.
 
Os candidatos do PSB, segundo Creuza, têm o compromisso com a mudança na sociedade, de combate ao racismo e à violência contra a mulher. “Eu quero fazer parte desse projeto!”, bradou, acrescentando que o partido luta pelas mulheres negras, que são mortas porque não têm saúde pública, e que o Brasil possui 8 milhões de trabalhadoras domésticas, na maioria negras.
 
Debutando em cargos eletivos, Eliana Calmon, que pleiteia o Senado pelo partido, fez uma saudação especialíssima para Rodrigo Hita. Na opinião da ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rodrigo representa para ela o “símbolo” daquilo que a fez renunciar aos cargos no Poder Judiciário para entrar na esfera política.
 
“Eu fiz isto porque eu entendi que uma das funções mais lindas da democracia é a função política. A política é que nos dá o ar que respiramos institucionalmente. A política é que faz com que as instituições sejam fortes. A política é que o povo se direcione para o bem e para o mal”, ponderou Eliana, que, aos 69 anos, resolveu enfrentar honestamente a política tradicional e tem como foco de sua campanha o combate à corrupção.
 
“Eu não sou a única, mas eu quero exercer a minha cidadania, fazendo um caminho. O caminho de buscar é o alvejante para a política brasileira e a política baiana. Chega! Eu, como cidadã, não posso apenas sentar, criticar a política e criticar os políticos, e dizer como tantos que todos são iguais. Não, não são todos iguais! E eu descobri isto, num momento em que, com uma felicidade incrível, eu escolhi, para me abrigar como ser partidário, o PSB e a Rede Sustentabilidade”, argumentou.
 
Inauguração foi uma tarefa participativa
 
Lídice da Mata começou seu discurso parabenizando os presentes pela abertura do comitê de Rodrigo Hita. Conforme a postulante ao governo estadual, essa não foi uma tarefa que ele cumpriu sozinho. “Eu sei que a inauguração deste espaço político, que é uma trincheira da luta política, (e será) morta pela eleição de Rodrigo, foi construída passo a passo com a participação de tantos amigos e amigas dele que estão aqui hoje (sexta-feira)”, frisou.
 
Há dez anos, o jovem Rodrigo, à época com apenas 20 anos de idade, iniciou sua trajetória política como assessor da atual senadora, ponto de partida para um trabalho “que ele teceu de forma artesanal”, sintetizado nestas eleições. Foi com a colaboração importante dele, hoje com 30 anos, que o PSB organizou e se expandiu pelo interior.
 
“Cada um deles, com mais dezenas de milhares de pessoas que nós aqui esperamos, estarão aqui com duas perninhas, se dirigindo a uma urna em algum canto deste estado no dia 5 de outubro para cravar o voto no 40.400 (número de Rodrigo) e eleger deputado estadual. A responsabilidade sua é enorme na construção desta caminhada para que ela seja vitoriosa”, exaltou Lídice, sob aplausos veementes da militância.
 
A senadora tem convicção que o PSB está caminhando em parceria para construir uma chapa vitoriosa para o governo da Bahia. “Hoje, nós temos condições de afirmar que, na legenda do PSB, nós estamos construindo uma campanha para eleger três deputados federais e pelo menos seis deputados estaduais”, salientou, destacando ainda que, entre os seis mais votados do partido na disputa para a Assembleia, estará Rodrigo Hita.
 
Para Lídice, o jovem candidato “tem a sua disposição de trabalho, tem essa rede de compromissos solitários e cúmplices que ele conseguiu criar ao longo de sua vida, com cada um de vocês. Tem ideias políticas novas (...) para jogarmos as nossas vidas na direção da conquista da liberdade política para o nosso país, mas essas ideias não envelheceram”.
 
O compromisso de Rodrigo, na acepção dela, é apoiar prefeitos que realizam administrações para transformar a vida de seus municípios e apoiar mandatos de vereadores comprometidos na luta em suas cidades. “A minha emoção que deu, porque eu acompanhei sua trajetória, mas essa emoção é a emoção também de perceber que nós construímos um partido neste estado, que tem compromisso com a causa socialista”, concluiu.
 
O construtor do PSB no estado
 
Rodrigo Hita foi o último a discursar na cerimônia de inauguração do seu comitê, dando o pontapé de sua eleição para a Assembleia Legislativa. Quando o anfitrião iniciou sua fala, ele agradeceu a todos os que compareceram naquela noite “muito especial”, incluindo vereadores, prefeitos e candidatos a deputado.
 
“Quando eu estou na rua – estou há dez anos nessa batalha, dez anos junto com Lídice –, pregamos o crescimento do PSB, acreditando numa Bahia diferente, acreditando num Brasil diferente, construindo o PSB em cada cidade como Lajedinho, com 4 mil habitantes. A gente vai lá, constrói, conhece gente que pensa semelhante e faz essa diferença nas cidades”, disse.
 
Ele é candidato porque pensa diferente e quer fazer uma nova política, que de fato é pensada há muito tempo. De acordo com Rodrigo, os brasileiros nunca conheceram esse projeto de poder inovador. “A nova política é a política de verdade. O que é feito hoje, no Brasil e na Bahia, no Congresso Nacional e na Assembleia, quando você olha não se identifica, não vê quem está discutindo, não vê uma Assembleia que atua”, ressaltou.
 
O deputado, ainda segundo Rodrigo, precisa defender as cidades, bem como seus interesses, mas tem que começar a pensar uma Assembleia que não tem a incumbência exclusiva de fiscalizar o governo e de legislar, por ser uma tribuna aberta e representativa dos anseios do povo.
 
“Na Assembleia Legislativa, que era para ser a casa do povo, e hoje é a ‘casa da sogra’, você tem que estar discutindo o futuro do estado, tem que estar discutindo o estado daqui há 10, 20 anos. Você não vê um deputado que faça isso hoje. Tem que estar debatendo com o governo, discordando do governo, concordando com o governo que tiver, mas debatendo o futuro”, assinalou o futuro parlamentar.

Comentários