Trabalho infantil no Brasil

18 de maio de 2008

Um dos principais e mais alarmantes problemas que existem no Brasil, o trabalho infantil é explorado por crianças e adolescentes até os 16 anos de idade, exceto na condição de aprendiz. Essa triste situação é realizada tanto na zona rural, onde acontece a maioria dos casos, quanto na zona urbana e faz acabar com a esperança de milhões de crianças em nosso país.

De modo geral, o trabalho infantil é escravo, pois os menores de idade que o praticam não possuem jornada de trabalho, férias e salários remunerados e direito à liberdade, dentre outras conquistas. Muitas crianças abandonam as escolas para ajudar no sustento das suas famílias, exercendo cargos sem qualificação profissional, como vendedor ambulante, catador de lixo, lavador de carros, empregada doméstica, ajudante de pedreiro e diversas atividades no meio rural.

Além disso, há várias atividades muito perigosas praticadas por crianças, como a manipulação de produtos químicos, a prostituição infantil, o tráfico de armas e de drogas e a extração de carvão, principalmente em carvoarias ilegais. A região brasileira que possui o maior número de crianças e adolescentes economicamente ativos é o Nordeste, onde a renda familiar é distribuída de forma desigual, contribuindo para o aumento do trabalho infantil naquela região.

Ainda é possível combater esse quadro preocupante, adotando políticas públicas de educação básica, para que as crianças e os adolescentes de todo o Brasil tenham uma boa qualidade de vida e um futuro cada vez melhor.

Comentários

PROGRAMA DESAFIO disse…
Parabéns pelo blog.
A nossa luta tem que ser esta, contra a exploração da criança em todos os seguimentos, seja trabalho, violência, exploração sexual entre outras.
Deus me deu a sorte de trabalhar no projeto pioneiro da luta contra o trabalho infantil, foi através do Programa DESAFIO, que a OIT criou o PET que hoje esta em todo o Brasil.
Se quiser conhecer um pouco de nosso trabalho, visite o nosso blog – fmijprogramadesafio.blogspot.com
Um abraço e vamos continuar com esta luta.