Exposição em Salvador homenageia vida e obra de Milton Nascimento
Reunindo trabalhos de 54 artistas em ateliê no Centro Histórico, mostra coletiva 1000Tons presta tributo a um dos grandes ícones da nossa música e segue até setembro
Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)
Salvador, 25 de julho de 2023
Com informações da curadoria da exposição
Matéria atualizada em 26 de julho de 2023, às 19h06
Celebrando cinco anos de existência e homenageando a vida e a obra de Milton Nascimento, o ME Ateliê da Fotografia, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador, está recebendo uma exposição coletiva inédita. Denominada 1000Tons, a mostra gratuita, que presta um tributo a um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira (MPB), foi aberta para visitação no último sábado (22) e segue em cartaz até 24 de setembro.
Importantes figuras do cenário artístico-cultural fizeram questão de mergulhar
no universo plural do cantor e compositor, hoje com 80 anos, através de 57 obras, distribuídas nas
três salas do espaço. Nessa perspectiva, a curadoria convidou 54 artistas
nacionais e internacionais, incumbidos da criação e elaboração dos trabalhos em
diferentes técnicas – fotografias, pinturas, desenhos, xilogravuras,
esculturas, quillings (tiras de papel), bordados, caricaturas,
aquarelas, amigurumis (bonecos em crochê ou tricô) e poesias.
Foram escalados para o projeto, entre outros nomes, o Coletivo Harmonia, formado por mulheres da zona portuária do Rio de Janeiro; o estilista mineiro Ronaldo Fraga, responsável pelo figurino da turnê A Última Sessão de Música – que marcou a despedida de Milton dos palcos, em 2022; o fotógrafo carioca Luiz Bhering; os caricaturistas Camaleão e Gentil; as artistas plásticas cariocas Aspásia d’Ávila e Júlia Botafogo; os artistas baianos Mário Edson, Oliver Dórea e Daniel Luz; a ceramista baiana Hilda Salomão e o ilustrador carioca André Mello, além da jovem Amanda Medeiros – paraibana radicada em São Paulo – e da artista portuguesa Ana Uzêda.
Segundo o curador e idealizador da exposição, Mário Edson, a importância em reverenciar o itinerário de Milton Nascimento, ligado ao aniversário do ME Ateliê da Fotografia, decorre da sua relevância e contribuição poético-musical para a cultura e a arte brasileiras.
“1000Tons presta um tributo à história do Milton em função de seu trabalho, do seu vasto repertório, trajetória de vida e a criação do Clube da Esquina, movimento que colocou a MPB no mapa mundial como um dos melhores trabalhos de todos os tempos”, elucida Mário, que também é artista plástico, fotógrafo e proprietário do espaço cultural. Aberta ao público, a mostra pode ser visitada às sextas-feiras, das 17h00 às 19h00, e aos sábados e domingos, das 16h00 às 19h00.
Serviço
Exposição: 1000Tons: Um Tributo a Milton Nascimento
Período: Até 24 de setembro (domingo)
Dias e horários: Sextas-feiras, das 17h00 às 19h00, e sábados e
domingos, das 16h00 às 19h00
Local: ME Ateliê da Fotografia
Endereço: Ladeira do Boqueirão, 6, Santo Antônio Além do Carmo,
Salvador – BA
Entrada gratuita e aberta ao público
Comentários