Exposição em Salvador homenageia vida e obra de Milton Nascimento

Reunindo trabalhos de 54 artistas em ateliê no Centro Histórico, mostra coletiva 1000Tons presta tributo a um dos grandes ícones da nossa música e segue até setembro

Hugo Gonçalves, jornalista (SRTE/BA 4507)

Salvador, 25 de julho de 2023

Com informações da curadoria da exposição

Matéria atualizada em 26 de julho de 2023, às 19h06

 

Por meio de 57 obras em técnicas variadas, nomes importantes da cena artística fizeram um mergulho no universo de Milton
Reprodução/Redes sociais, cedida por Daniel Luz

 

Celebrando cinco anos de existência e homenageando a vida e a obra de Milton Nascimento, o ME Ateliê da Fotografia, localizado no Santo Antônio Além do Carmo, Centro Histórico de Salvador, está recebendo uma exposição coletiva inédita. Denominada 1000Tons, a mostra gratuita, que presta um tributo a um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira (MPB), foi aberta para visitação no último sábado (22) e segue em cartaz até 24 de setembro.

Importantes figuras do cenário artístico-cultural fizeram questão de mergulhar no universo plural do cantor e compositor, hoje com 80 anos, através de 57 obras, distribuídas nas três salas do espaço. Nessa perspectiva, a curadoria convidou 54 artistas nacionais e internacionais, incumbidos da criação e elaboração dos trabalhos em diferentes técnicas – fotografias, pinturas, desenhos, xilogravuras, esculturas, quillings (tiras de papel), bordados, caricaturas, aquarelas, amigurumis (bonecos em crochê ou tricô) e poesias.

Foram escalados para o projeto, entre outros nomes, o Coletivo Harmonia, formado por mulheres da zona portuária do Rio de Janeiro; o estilista mineiro Ronaldo Fraga, responsável pelo figurino da turnê A Última Sessão de Música – que marcou a despedida de Milton dos palcos, em 2022; o fotógrafo carioca Luiz Bhering; os caricaturistas Camaleão e Gentil; as artistas plásticas cariocas Aspásia d’Ávila e Júlia Botafogo; os artistas baianos Mário Edson, Oliver Dórea e Daniel Luz; a ceramista baiana Hilda Salomão e o ilustrador carioca André Mello, além da jovem Amanda Medeiros – paraibana radicada em São Paulo – e da artista portuguesa Ana Uzêda.

Segundo o curador e idealizador da exposição, Mário Edson, a importância em reverenciar o itinerário de Milton Nascimento, ligado ao aniversário do ME Ateliê da Fotografia, decorre da sua relevância e contribuição poético-musical para a cultura e a arte brasileiras.

1000Tons presta um tributo à história do Milton em função de seu trabalho, do seu vasto repertório, trajetória de vida e a criação do Clube da Esquina, movimento que colocou a MPB no mapa mundial como um dos melhores trabalhos de todos os tempos”, elucida Mário, que também é artista plástico, fotógrafo e proprietário do espaço cultural. Aberta ao público, a mostra pode ser visitada às sextas-feiras, das 17h00 às 19h00, e aos sábados e domingos, das 16h00 às 19h00.


Multicolorida pintura de Daniel Luz tem Travessia, clássico da carreira de Bituca, como inspiração
Reprodução/Redes sociais, cedida por Daniel Luz

Caricatura assinada por Camaleão exibe dupla face do homenageado
Reprodução/Mário Edson

De autoria de Leno, esta pintura funde elementos da trajetória de Milton, como a célebre esquina em Belo Horizonte de onde despontou o Clube
Reprodução/Mário Edson


 

Serviço

Exposição: 1000Tons: Um Tributo a Milton Nascimento

Período: Até 24 de setembro (domingo)

Dias e horários: Sextas-feiras, das 17h00 às 19h00, e sábados e domingos, das 16h00 às 19h00

Local: ME Ateliê da Fotografia

Endereço: Ladeira do Boqueirão, 6, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA

Entrada gratuita e aberta ao público

Comentários