Artigo que examina impacto das redes do NEOJIBA é publicado em revista da USP

Um dos 55 trabalhos apresentados em simpósio latino-americano de cultura e comunicação, Ressoar digital integra edição especial da publicação científica Extraprensa

Texto: Hugo Gonçalves

Imagens: Reprodução/Extraprensa/USP

Salvador, 5 de junho de 2022, Dia Mundial do Meio Ambiente


Estudo de caso investigou engajamento e alcance das postagens nos canais do programa NEOJIBA no Instagram e YouTube, durante a pandemia


O artigo científico Ressoar digital: estudo de caso sobre os canais digitais do NEOJIBA, assinado por este jornalista baiano em coautoria com o professor-doutor Heitor Ferrari Marback, do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), já se encontra disponível na Edição Especial da revista Extraprensa, recém-publicada pela Universidade de São Paulo (USP) como resultado dos 55 trabalhos apresentados na quinta edição do Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina (V Siccal).

A edição em questão traz como título O pensamento crítico latino-americano e as alternativas no enfrentamento da crise do capitalismo contemporâneo, justamente o tema do evento acadêmico internacional, promovido remotamente pela USP através do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), no período compreendido entre os dias 10 e 11 de novembro do ano passado.

No V Siccal, o estudo de caso que propôs investigar o impacto do consumo de conteúdos divulgados pelo programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) em suas redes sociais, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi apresentado no Grupo de Trabalho 4 (GT 4): Produção, Circulação e Fruição de Bens Culturais.

O texto acadêmico – derivado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que deu a este jornalista o título de MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pela Unijorge, sob a orientação de Heitor – consiste em uma análise do engajamento e alcance das postagens nos canais oficiais do NEOJIBA nas plataformas Instagram e YouTube, datadas de maio de 2021. Além disso, o estudo evidencia um breve panorama evolutivo das orquestras, bem como estabelece um paralelo entre essas formações musicais milenares e a sua presença hoje recorrente nos meios digitais.

P. S.: Para conferir a íntegra do artigo Ressoar digital: estudo de caso sobre os canais digitais do NEOJIBA, que na Edição Especial da Extraprensa ocupa 16 (dezesseis) páginas, acesse aqui.

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