Artigo sobre presença digital do NEOJIBA será apresentado em dois grandes eventos científicos

De autoria deste jornalista e de professor da Unijorge, trabalho teve suas submissões aceitas no Intercom e em simpósio internacional da USP

Matéria atualizada às 23h19

O Intercom 2021 e o V Siccal serão realizados nos meses de outubro e novembro, respectivamente
Montagem: Hugo Gonçalves com imagens: Divulgação


O artigo Ressoar Digital: Um Estudo de Caso sobre o Impacto dos Canais do Programa NEOJIBA no Instagram e YouTube, assinado por este jornalista em coautoria com o professor-doutor Heitor Ferrari Marback, teve suas submissões aprovadas em dois importantes eventos científicos. Será, então, apresentado no 44° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021) e no V Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina (V Siccal).

Elaborado sob a orientação de Heitor, o artigo recentemente rendeu a este jornalista o título de MBA em Marketing Digital e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), de Salvador. O objetivo do texto acadêmico é investigar, mediante estudo de caso, o impacto do consumo de conteúdos divulgados pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) em suas redes sociais, durante a pandemia.

Para atingir tal propósito, foram analisados o engajamento e o alcance das postagens publicadas nos canais oficiais do programa social no Instagram e no YouTube, tendo como referência o mês de maio de 2021. Além disso, o estudo propõe evidenciar um panorama sucinto das orquestras, bem como estabelecer um paralelo entre essas formações musicais milenares e a sua presença hoje recorrente nos meios digitais.

A apresentação do artigo no Intercom – que é o maior encontro do País na área de comunicação –, está programada para o dia 6 de outubro, inserindo-se no Grupo de Pesquisa (GP) América Latina, Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais, que por sua vez pertence à Divisão Temática (DT) 7: Comunicação, Espaço e Cidadania. Conforme a programação oficial do congresso, o trabalho será o terceiro e último a ser apresentado durante a Sessão 2 do GP, intitulada Jornalismo, Cultura e Mídias Digitais.

Neste ano, o evento ocorre entre 4 e 9 de outubro, em formato virtual. Trazendo como tema Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania, em homenagem ao centenário de nascimento do grande educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997) – considerado patrono da educação brasileira –, o evento conta com o apoio institucional da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“Sabe o que significa estar no Intercom? Que fazemos parte de um seleto grupo de pesquisadores que compartilhará ciência no maior, mais respeitado e mais tradicional evento de comunicação do Brasil e um dos maiores do mundo. Sigo fazendo o que acredito ser o certo. Era isso”, afirmou Heitor Marback em suas redes sociais. Para mais informações a respeito da edição 2021 do congresso, acesse o seu portal oficial: intercom.unicap.br.

Aceito também em evento internacional

Além do Intercom 2021, o artigo foi aprovado para apresentação no V Siccal, que será realizado no período de 10 a 12 de novembro, também na modalidade virtual. No simpósio internacional, o estudo de caso acerca da presença do NEOJIBA nas mídias digitais integra o Grupo de Trabalho (GT) 4: Produção, Circulação e Fruição de Bens Culturais, ao qual fora submetido. O anúncio do aceite foi divulgado por e-mail nesta terça-feira (14), pela Comissão Organizadora do evento.

Promovido pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) – núcleo de apoio à pesquisa vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) –, o V Siccal busca oferecer um espaço de reflexão intelectual sobre a situação contemporânea da crise da economia do capitalismo global, em particular na América Latina. Portanto, definiu-se o tema O pensamento crítico latino-americano e as alternativas no enfrentamento da crise do capitalismo contemporâneo.

“Mais uma vez, vamos levar a marca da Unijorge para um lugar de altíssimo nível de discussão científica. É nisso que acredito”, orgulhou-se Heitor. A programação completa do simpósio, de acordo com seu cronograma, será divulgada a partir do dia 30 de outubro. Outras informações sobre o V Siccal podem ser obtidas acessando a página do evento: celacc.eca.usp.br/noticias/v-siccal.

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.