Ceclis inaugura Geladeira da Inclusão Social

Equipamento itinerante, a princípio instalado na Praça do Imbuí, oferece gratuitamente cultura e lazer à comunidade surda e ao público em geral

Texto e fotos: Hugo Gonçalves




Acervo da Geladeira inclui livros, apostilas, filmes e cartilhas para incentivar inclusão das pessoas com deficiência


O Centro de Estudos Culturais e Linguísticos Surdos (Ceclis), através do Projeto Libras Sempre Viva, inaugurou, na tarde deste sábado (20), na Praça do Imbuí, a Geladeira da Inclusão Social. De caráter itinerante, o equipamento adaptado pela instituição, com o apoio do Centro de Surdos da Bahia (Cesba), tem por objetivo proporcionar aos interessados, com prioridade para a comunidade surda, o acesso gratuito à cultura e às atividades lúdicas.

Seu acervo é constituído por livros, apostilas educativas, dicionários de Língua Brasileira de Sinais (Libras), legislações, filmes, brinquedos e cartilhas que visam a promover a saúde e a educação dos surdos, bem como orientar sobre a inclusão social das pessoas com deficiência nas mais variadas dimensões.

Para a coordenadora do Núcleo de Saúde do Surdo do Ceclis, psicóloga Márcia Araújo, grande parte dos materiais que integram a coleção da Geladeira resultou de doações de voluntários e também de órgãos públicos, como o Ministério da Saúde. A iniciativa, ainda segundo Márcia, foi inspirada em equipamentos do gênero já existentes em universidades, a exemplo de Blumenau, no interior de Santa Catarina.

Centro de Estudos Culturais e Linguísticos Surdos (Ceclis)

Presidente: Milton Bezerra Filho, professor de Libras
Coordenadora do Núcleo de Saúde do Surdo: Márcia Araújo, psicóloga (CRP-03/1438)
Endereço: Rua das Gaivotas, 355, sala 112, Imbuí Master, Imbuí (instalações provisórias) – CEP: 41.720-070 – Salvador – BA
Celulares: (71) 98212-7888 / 99716-6599 / 98896-0064 (WhatsApp)
Facebook: Centro de Estudos Culturais Linguísticos Surdos-CECLIS

Comentários