Livre-se do ronco e da apneia durante o sono

Frequentes na hora de dormir, esses conhecidos distúrbios fazem com que seus portadores apresentem dificuldades de memorização, queda no desempenho intelectual, entre outros sintomas


O ronco (à esquerda) se manifesta pela vibração dos tecidos da garganta, enquanto a apneia (à direita) é causada pela obstrução da via aérea superior
(Ilustrações: Divulgação)

Diversos estudos pertinentes à saúde do sono comprovam com eficácia que as pessoas que cumprem diariamente o ritual de descansar à noite toda conseguem resultados quase três vezes melhores do que quem dormem pouco. Portanto, seguem algumas informações primordiais para quem quer cuidar bem do seu sono, a fim de prevenir os distúrbios dele decorrentes, como o ronco e a apneia, frequentes no hábito de dormir.

Indivíduos portadores desses problemas apresentam múltiplos sintomas, entre os quais a incapacidade de memorizar, o colapso do desempenho intelectual e cognitivo, a dificuldade em raciocinar e se concentrar e a sonolência diurna excessiva. É o que explica a cirurgiã-dentista Kenya Felicíssimo, única da Bahia com certificação em Odontologia do Sono, emitida pela Associação Brasileira do Sono (ABS).

Conhecido pelo inconveniente de incomodar a pessoa que dorme ao seu lado, o ronco, cujo som característico se manifesta a partir da vibração dos tecidos da faringe ou garganta, deve ser tratado com seriedade, logo pode ser classificado muito mais do que um problema de dimensão social.

Quando ele (o ronco) é ocasional, não há motivo para preocupação. Mas, quando se transforma em crônico e forte, é bom procurar ajuda, pois ele pode ser sinal de uma doença grave e evolutiva, a apneia do sono”, afirma a especialista, em artigo disponibilizado em sua página na internet (http://kenyafelicissimo.com.br).

Apneia gera perda na respiração

No que diz respeito à apneia obstrutiva do sono, distúrbio ocasionado pela obstrução da via aérea superior (VAS) e marcado por períodos de parada respiratória completa, a doutora Kenya analisa que o paciente tem mais chances de desenvolver riscos de doenças cardíacas e sonolência. Além disso, a apneia ainda contribui para uma elevação aproximada de sete vezes nos acidentes de trânsito e trabalho.

Adolescentes e crianças também podem ser acometidos por esta doença, podem apresentar dificuldade de concentração e baixo rendimento escolar. Se você dorme e acorda cansado, pode estar tendo problemas”, alerta a cirurgiã-dentista.

O tratamento para o ronco e a apneia, segundo Kenya, depende do quadro clínico de cada paciente. Com o objetivo de controlá-los, ela recomenda o uso do aparelho intraoral, que tem sido uma forma progressivamente eficiente e inovadora. O dispositivo, introduzido na cavidade oral durante o sono, libera a passagem do ar, permitindo a respiração.





Para controlar os distúrbios do sono, especialista sugere o uso do aparelho intraoral (à direita), que libera a passagem do ar (à esquerda)
(Ilustração e foto: Divulgação)

 
Conselhos para que futuros aprovados tenham um bom sono
 
Para quem está se preparando para vestibulares, concursos e outras provas, é aconselhável aos candidatos que apresentem dificuldade em dormir bem, acordem cansado e fiquem sonolento durante o dia tomar as seguintes precauções, sugeridas pela cirurgiã-dentista Kenya Felicíssimo, de Salvador:
 
  • Não desperdiçar noites de sono para estudar, pois um bom hábito de dormir é essencial para a consolidação e a potencialização do aprendizado.
  • Deitar e levantar no mesmo horário.
  • Procurar evitar o consumo de bebidas ricas em cafeína (cafés, chás, achocolatados, refrigerantes à base de cola, etc.) entre o final da tarde e a noite.
  • Evitar também a prática de exercícios físicos pesados, que aumenta o nível de adrenalina. Portanto, dê preferência, à noite, a exercícios leves, como alongamento e ioga.
  • Dormir em ambiente escuro e silencioso, sem passar frio nem calor.
  • Escolher um local apropriado para estudar, indo ao quarto apenas para dormir.
  • Não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos duas horas antes de se dirigir à cama.
Cumprindo todas as noites as recomendações expressas acima, seu sono – bem como seu aprendizado – agradece.





Comentários

Unknown disse…
Excelente matéria!!