Formandos de Comunicação Social da Unijorge colam grau

Solenidade conjunta no Centro de Convenções garantiu aos ex-alunos de Jornalismo e de Publicidade a obtenção do título de bacharel
 
Nova logomarca da Unijorge, instituída em janeiro para simbolizar uma nova etapa na instituição
 
Em uma noite ao mesmo tempo especialíssima e descontraída, pais, familiares e amigos lotaram, nesta quarta-feira (3), o Auditório Yemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, para prestigiar a solenidade de colação de grau dos bacharelandos em Comunicação Social do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).
A turma, integrada por 31 ex-alunos que concluíram seus cursos – 24 de Jornalismo e 7 de Publicidade e Propaganda – na Unijorge, no segundo semestre de 2012, foi intitulada “Comunicar?!”.
Compuseram a mesa de honra da cerimônia a coordenadora dos cursos, Patrícia Barros Moraes, o paraninfo, Alberto Oliveira, a patronesse, Ana Paula Guedes, o amigo da turma, Marcus Sampaio, e a homenageada, Andréa Campodônico, todos professores da instituição. O funcionário homenageado, Arthur César Luna, o Índio, cinegrafista do Laboratório de Comunicação (Labcom), foi representado por Patrícia.
Sob os aplausos da plateia, todos os formandos entraram no auditório junto a seus respectivos acompanhantes. Após receberem os cumprimentos dos acompanhantes, eles se dirigiram ao palco e se sentaram em cada cadeira marcada com o nome de cada formando.
Após declarar abertas as atividades da solenidade de colação de grau, todos os bacharelandos ficaram de pé para cantar o Hino Nacional. Em seguida, os professores Alberto Oliveira e Patrícia Moraes, também presidente da sessão, proferiram seus discursos, ao lembrar os quatro anos em que, na Unijorge, os agora bacharéis proporcionaram uma experiência vitoriosa.
Os juramentos foram proferidos pelas representantes de cada curso. Primeiro, Thyara Braga pronunciou o juramento referente à área de Jornalismo, e em seguida, Ana Vitória Barreto proferiu o juramento de Publicidade e Propaganda. Nos dois casos, todos os formandos repetiram corajosamente cada verso, com a mão esquerda para trás, com o intuito de cumprir plenamente o seu exercício como profissionais.
Em ordem alfabética, os 31 formandos receberam de seus padrinhos de formatura, bastante orgulhosos, o capelo e o canudo, sinalizando a obtenção do título de bacharel em Comunicação Social. Houve, para cada bacharel, uma breve comemoração, com direito a músicas de percepções distintas, mensagens digitais e efeitos de papel picado.
Representando conjuntamente seus respectivos cursos, os recém-formados Sérgio Caldas Filho, de Publicidade e Propaganda, e Thamires Assad, de Jornalismo, fizeram um longo pronunciamento retrospectivo acerca da trajetória acadêmica dos futuros profissionais de Comunicação Social na Unijorge.
O paraninfo Alberto Oliveira, a patronesse Ana Paula Guedes, o amigo da turma, Marcus Sampaio, e a homenageada Andréa Campodônico receberam dos próprios formados as placas por colaborarem direta ou indiretamente para a concretização de um ciclo iniciado há quatro anos: a colação de grau. No entanto, Arthur Luna, o Índio, não pôde receber a placa, pois Patrícia Moraes o representou na ocasião.
Minha mensagem de formatura

Assim como se manifesta na totalidade das pessoas, minha vida é sempre um longo, persistente e contínuo processo de aprendizado, que, ao percorrê-lo, existem trajetórias adversas bem perceptíveis, mas possíveis de serem superadas graças à sabedoria, à dedicação, ao sacrifício e a uma intensa coragem.
Portanto, batalhei, lutei e acabei me tornando um vitorioso durante minha árdua jornada, em especial nos meus quatro anos de uma fascinante vivência acadêmica, a fim de concretizar minha importante aspiração: me formar para eu garantir uma plena e exitosa perspectiva individual e profissional.
Quero agradecer, em primeiro lugar, a Jesus Cristo, porque Ele foi o único que me deu essa preciosa oportunidade. Agradeço aos meus familiares, sobretudo a meus pais, Celino e Jaciara, a meu irmão Victor, a meus avós Arlindo e Zuleika (in memoriam), Elói (in memoriam) e Hilda, a meus tios e a meus primos.
Desejo agradecer aos meus fiéis professores Alberto Oliveira, Ana Paula Guedes, Antônio Brotas, Lilian Mota e Paulo Leandro pelo empenho e esforço obtidos no período em que fui constantemente orientado por eles, até alcançar o tão esperado momento, a defesa do trabalho de conclusão de curso.
Também quero expressar com veemência meu muito obrigado a todos os meus amigos de diferentes artes, ofícios, temporalidades e espacialidades, pois a realização de um grande objetivo é fruto de multiplicações de amizades ocorridas em um complexo horizonte denominado vida.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
HUGO, VOCÊ É UM VITORIOSO.
SUA FAMÍLIA E AMIGOS.
BEIJOS.