A importância da sátira na sociedade

Vista por muitos como uma forma ácida e radical de expressar as fraquezas, equívocos e imperfeições de um certo indivíduo, sociedade, organização ou governo através do uso de ironia, sarcasmo, graça, caricatura, depreciação e muitas vezes do humor, a sátira é um estilo literário cujo principal objetivo é fazer uma crítica social chamando atenção às falhas humanas do dia a dia.

Embora a sátira possa às vezes ser confundida com humor, existem algumas diferenças óbvias entre eles. Uma dessas diferenças explica que, basicamente, o humor faz as pessoas rirem, porém não está inserido como um elemento essencial da sátira. Há vários tipos de obras satíricas que não são consideradas engraçadas, isto é, consistem em retratos não-humorísticos e sarcásticos do comportamento de uma sociedade.

Além disso, vários importantes assuntos, que são frequentes na nossa vida cotidiana – inclusive nos meios de comunicação de massa –, como economia, política, religião, artes e celebridades, bem como seus respectivos personagens, são geralmente alvos de satiristas, que focam nos seus aspectos negativos ou estranhos, mas sem perder o senso de humor. Então, desde a Antiguidade, a sátira atraiu as necessidades populares, de modo a ridicularizar grandes figuras em vários setores da sociedade, como políticos, artistas, entre outros, tornando-se uma maneira de desafiá-los.

Um exemplo relevante de sátira aplicada à literatura é As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain (1835-1910), publicado originalmente em 1884. Considerado por muitos como o primeiro grande romance estadunidense, o livro é narrado em primeira pessoa por Huckleberry “Huck” Finn, um menino que foi criado por seu pai e se tornou amigo de um escravo chamado Jim. Nessa obra clássica, porém controversa, Twain se valeu de ironia e sarcasmo excessivos para enfatizar as consequências da escravidão nos Estados Unidos, no período anterior à Guerra Civil Americana.

Além de ser classificado como gênero literário, a sátira pode aparecer frequentemente em múltiplas expressões artísticas. Para ilustrar essa incrível diversidade, podemos ainda encontrar referências ou elementos satíricos na música, nas artes cênicas (dança, teatro, etc.), nas artes gráficas, nos desenhos animados, nas histórias em quadrinhos, nas caricaturas, nas esculturas, na televisão e no rádio.

Podemos dizer que o ato sistemático de satirizar alguém ou algo significa expor as falhas e fragilidades de uma pessoa, grupo de pessoas, ou coisa em uma forma ridícula, irônica ou mesmo bem-humorada. Assim, quando alguém satiriza esses elementos, isso implica dar uma atenção especial a certos personagens ou assuntos do cotidiano que possuem ideias controversas.

P. S.: Este artigo é uma tradução feita por este jornalista do original em inglês, The importance of satire in society, também redigido pelo próprio.

Comentários