Tarifa de ônibus sobe para R$ 3 em primeiro de janeiro

Vigência do reajuste na passagem do transporte coletivo em Salvador será simultânea a mudanças no sistema, como renovação da frota

Com informações do portal Correio* 24 Horas

Acesso aos ônibus passará a ser feito pela porta dianteira
(Foto: Divulgação)

Ano novo, tarifa e frota novas. A partir de 1º de janeiro, a passagem dos ônibus que circulam em Salvador sofrerá aumento de 7%, custando R$ 3. O reajuste, que já estava anteriormente previsto, entrará em vigor ao mesmo tempo em que o sistema de transporte coletivo passará por mudanças e será operado por três consórcios que atuarão em áreas distintas da cidade.

O anúncio foi confirmado pelo titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), Fábio Mota. Ele afirmou ainda que, no segundo semestre do próximo ano, o funcionamento do bilhete único terá seu horário prorrogado das atuais duas horas para três.

A forma de acesso aos ônibus também será alterada logo no primeiro dia de 2015, passando a ser feita pela porta dianteira, ao invés da traseira. Além disso, no mesmo dia, os 700 veículos da frota nova, que será apresentada pelo prefeito ACM Neto (DEM) na próxima segunda-feira (29), na Arena Fonte Nova, começarão a circular pelas ruas e avenidas de Salvador.

Para os idosos acima de 65 anos, a prefeitura deve implantar um cadastro para que eles tenham direito a um cartão, permitindo-lhes o acesso à catraca e a permanência em qualquer assento do coletivo, bem diferente do que acontece hoje, quando eles têm que entrar pela porta dianteira.

Mesmo não dando previsão sobre o início do recadastramento, Fábio Mota declarou que o processo de implementação deve durar 90 dias. “A expectativa é dar sequência ao que está em andamento. O cronograma desse ano era de projetos e o do ano que vem será de entregas”, frisou o secretário.

Áreas e consórcios

Cada consórcio vencedor da licitação irá operar em diferentes regiões da capital baiana. Na área A (Subúrbio e Cidade Baixa), circularão os ônibus do consórcio Plataforma, controlando 129 linhas; na área B (Miolo), o Salvador Norte, responsável por administrar 158 linhas; e na área C (Centro e Orla Atlântica), o Ótima, mantenedor de 145 linhas.


Todos os veículos da nova frota poderão ser identificados pelas seguintes cores: amarelo para o Plataforma, verde para o Ótima e azul para o Salvador Norte.

Além do reordenamento das linhas e da renovação da frota, a prefeitura exigiu dos consórcios o monitoramento dos ônibus por sistema de posicionamento global (GPS) interligado com central e a instalação de bilhetagem eletrônica plena. Os novos veículos também são adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e equipados com motorização padrão Euro V, que reduz a emissão de gases poluentes, e sistema de ventilação forçada.

Comentários