Fonte da juventude à beira-mar

Um dos atrativos da cidade de Itaparica, secular Fonte da Bica brota águas límpidas, famosas por seu inesgotável poder medicinal e rejuvenescedor

Manancial adquiriu sua feição atual em 1842, sendo erguido com pedra e cal, como era de costume na época
(Foto: Hugo Gonçalves - 28/12/2011)

Ao estar de passagem pela cidade de Itaparica, localizada na porção norte da ilha de mesmo nome, a maior da Baía de Todos-os-Santos – sua maior parte é ocupada pelo município de Vera Cruz –, é possível gozar o infinito poder vital da Fonte da Bica, única do Brasil à beira-mar. As límpidas e cristalinas águas minerais que emanam dessa construção secular de incomensurável valor histórico são indicadas para o consumo humano, inclusive para fins medicinais e revigorantes.

Derivada de uma servidão de mais de trezentos anos, a fonte adquiriu sua configuração atual em 1842. Naquele ano, por deliberação do então presidente da Câmara Municipal da Denodada Vila de Itaparica, cirurgião Luiz Gonzaga da Luz, o mestre José Felipe do Nascimento edificou, com pedra e cal – substância química à base de óxido de cálcio –, um reservatório no primitivo manancial, conforme relatou o historiador Ubaldo Osório.

Conhecidas por suas propriedades medicinais milagrosas e eficazes, principalmente rejuvenescedoras, as águas perenes e imaculadas que jorram das três torneiras da Fonte da Bica, oficializada como estância hidromineral pelo Decreto Estadual nº 10.440, de 10 de dezembro de 1937, servem de remédio natural para a prevenção das intoxicações e do envelhecimento precoce da pele.

É o que a sabedoria popular ensina aos itaparicanos e visitantes sobre o inesgotável potencial da juventude: “Êh! Água fina, faz velha virar menina”, diz a frase inscrita na parte frontal de um dos atrativos turísticos da ilha, cuja superfície ostenta uma azulejaria imponente.


Sua inestimável capacidade de cura também auxilia no tratamento dos males associados ao sistema digestório e aos rins, além de combater a icterícia, problema caracterizado pela pigmentação amarelada da pele, da esclerótica – membrana externa dos olhos, naturalmente branca – e das secreções corporais.

Oriundas de suas três torneiras, águas da Fonte da Bica combatem envelhecimento precoce da pele
(Foto: Hugo Gonçalves - 28/12/2011)

Comentários