Digitalização de pastas agiliza busca de documentos em cartório

Foram escaneados cerca de 62 mil matrículas e 611 livros da maior unidade de registro de imóveis da capital baiana

Com informações da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Localizado no Comércio, cartório abrange uma área que inclui o Subúrbio, Cajazeiras (acima) e a Paralela
(Foto: Arquivo)

Resultado de uma parceria firmada entre a Corregedoria Geral da Justiça do Estado da Bahia e a Marinha do Brasil, os serviços de digitalização de documentos pertencentes ao Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis, que contempla 57 bairros de Salvador, já estão promovendo benefícios para a população.

Foram escaneadas 20 pastas no período compreendido entre 3 de setembro, data de início dos trabalhos, e o mês de novembro, totalizando aproximadamente 62 mil matrículas e 611 livros. A iniciativa tem por objetivo precípuo otimizar a prestação de serviços, conferindo mais agilidade na localização dos documentos e segurança na proteção dos arquivos.

Uma equipe de 11 militares da Marinha, sob a coordenação do servidor Ricardo Barretto, da Corregedoria Geral da Justiça, estava envolvida na feitura dos trabalhos de escaneamento de todo o acervo do cartório, situado no bairro do Comércio e que abrange uma extensão territorial que começa no Subúrbio Ferroviário e se estende até Cajazeiras, passando pela Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela.

Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), as certidões solicitadas, inicialmente previstas para entrega na unidade extrajudicial até julho de 2015, estão prontas. “O cartório está convocando as pessoas que fizeram os pedidos para, enfim, receberem os documentos”, notificou o tribunal.

Grande demanda

O Cartório do 2º Ofício detém o maior acervo de registro de imóveis da capital, com 145 mil matrículas distribuídas em 1.450 livros. De acordo com a assessoria do TJBA, 85 bairros geram enorme demanda para a unidade, com solicitações de averbações e certidões.

No entanto, os técnicos do cartório advertem que não foi possível localizar uma pequena quantidade de certidões, uma vez que os dados fornecidos pelos requerentes não foram solicitados. Por essa razão, essas pessoas necessitam retornar ao local para atualizá-los antes de receberem seus respectivos documentos.

Serviço

Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis – Zona de Santo Antônio, Pirajá, Valéria, São Cristóvão, Plataforma, Paripe e Periperi
Endereço: Rua Miguel Calmon, 34, Edifício União, Comércio – Salvador – BA
Telefone: (71) 3322-5661

Comentários