Aniversário da Vida Brasil é comemorado em sessão na Câmara Municipal

Realizado em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, evento especial foi promovido pelo vereador Sílvio Humberto, que parabenizou ONG pelos seus dezoito anos de existência

Com informações da assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Salvador

Apresentações de hip-hop abriram sessão especial, que substituiu seminário de acessibilidade
(Foto: Reginaldo Ipê/Câmara Municipal de Salvador)


Como forma de homenagear o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal de Salvador promoveu uma sessão especial comemorativa pelos 18 anos da Associação Vida Brasil – Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo. O evento, ocorrido na noite desta quarta-feira (3), no Plenário Cosme de Farias, teve como proponente o vereador Sílvio Humberto (PSB).

Aberta com uma apresentação de hip-hop do mestre Bira Reis e da Oficina de Investigação Musical – a parte cultural contou ainda com a presença da poetisa Ametista –, a sessão teve a missão de substituir o Seminário sobre Acessibilidade e Cidadania, referência para a mobilização social em defesa dos direitos das pessoas com deficiência na Bahia, promovida anualmente pela organização não-governamental (ONG), que também atua em Fortaleza.

Também foi lançado, na ocasião, o livro A era da pós-deficiência, do escritor Fausto Joaquim, portador de paralisia cerebral. A publicação se alicerça na investigação, sob um panorama histórico, das causas da inclusão e da exclusão sociais da pessoa com deficiência, contribuindo para o avanço do processo inclusivo dessa categoria minoritária.

Presidente da sessão especial, Sílvio Humberto destacou os programas sociais relevantes desenvolvidos pela Vida Brasil. Entre as iniciativas citadas pelo edil, que também preside a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e é um dos sete integrantes da Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, estão os programas de economia solidária, direcionados a um modelo econômico mais inclusivo, sustentável e democrático, e o bloco carnavalesco Buscapé.

O bloco, que desfila no Carnaval do Centro Histórico da capital baiana com o intuito de proporcionar a diversidade, envolve educação inclusiva e cidadania. Ao final do seu pronunciamento, Sílvio desejou a todos os presentes “longa vida à Vida Brasil”.

Questão de direitos humanos

Coordenador da Associação Vida Brasil, o economista Damien Hazard recordou que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro de cada ano, foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982, numa época em que os movimentos em prol da inclusão adquiriram consistência com base em novos conceitos, como independência, autonomia e eliminação de barreiras.

Hazard disse que, a partir daquele momento, a acessibilidade passou a ser encarada como uma questão de direitos humanos pelas instituições que germinaram através desse novo olhar. Ele ainda agradeceu a Sílvio Humberto pelo reconhecimento da atuação da ONG na promoção dos direitos humanos e da diversidade humana, inclusive para os portadores de deficiência.

Para o coordenador da Vida Brasil, a instituição obteve papel de destaque por sua capacidade de diálogo com outros movimentos, objetivando a construção de uma sociedade sustentável, equilibrada, inclusiva e democrática.

Representando o governador Jaques Wagner (PT) na oportunidade, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ariselma Pereira, também presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), teve seu discurso centrado nas ações de inclusão e garantia de direitos com equidade.

"Esta é uma data para celebrar avanços e tomar nas mãos os desafios que ainda mobilizam as organizações da sociedade e o Poder Público, nas três esferas (federal, estadual e municipal)", salientou, observando que mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Homenageados no evento

Durante a sessão, 31 personalidades foram homenageadas com placas alusivas ao aniversário da Vida Brasil. Uma das agraciadas foi a vereadora Aladilce Souza (PC do B), ouvidora-geral da Câmara, que substituiu Sílvio Humberto na presidência da mesa enquanto ele fazia saudações parabenizando a ONG pelos seus 18 anos de fundação.

"Salvador tem sido uma cidade muito perversa com as pessoas com deficiência, pela falta de ações de acessibilidade", argumentou a parlamentar, ao enfatizar a renovação do compromisso de continuar na luta pela implementação de políticas inclusivas.

Entre as demais autoridades que receberam homenagens, além de Aladilce, estavam a presidente da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Luíza Câmera, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), a ex-vereadora Marta Rodrigues (PT), e o membro do Coletivo Nacional de Entidades Negras, Gilberto Leal.

Comentários