Ginásio de Cajazeiras é entregue ao esporte baiano

Depois de ser inaugurado pelo governo do estado, novo equipamento deverá sediar torneios oficiais e competições organizadas pela comunidade local

Com informações do portal A Tarde

Previstas para terminar no mês passado, obras do ginásio, iniciadas em 2010, foram adiadas em função de agenda pessoal do governador
(Foto: Carol Garcia/Governo da Bahia)

Uma partida de basquete com a presença do atual governador Jaques Wagner e do governador eleito Rui Costa, ambos do PT, além de outras autoridades, simbolizou, na manhã desta terça-feira (25), a inauguração do Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Com capacidade para receber 2.500 pessoas, o novo equipamento deverá sediar torneios oficiais e também competições amadoras promovidas pela comunidade residente no maior bairro de Salvador.


Realizadas pelo governo do estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), as obras do ginásio, situado em Cajazeiras X, foram orçadas em R$ 13 milhões e iniciadas em 2010, com previsão de término para 25 de outubro. Porém, em função da agenda de compromissos de Wagner, os serviços tiveram que ser adiados para este mês.

De acordo com o diretor de fomento ao esporte da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Álvaro Gonçalves Oliveira Filho, o espaço recém-inaugurado, que ocupa uma área total de 10 mil metros quadrados, sendo 4.700 metros de área construída, funcionará de modo semelhante ao Centro Pan-Americano de Judô, instalado desde julho em Ipitanga, no município de Lauro de Freitas.

“Vamos montar um calendário anual que atenda às federações e também a outras ligas (amadoras) que queiram utilizar o espaço. Como as federações têm torneios oficiais, a gente consegue estabelecer um cronograma para que todo mundo consiga treinar e competir”, observou o dirigente, em entrevista ao portal A Tarde. Entretanto, o calendário esportivo ainda não está montado.

Espaço deverá abrigar seus primeiros jogos a partir de 2015, apesar de estar aberto ao público
(Foto: Carol Garcia/Governo da Bahia)

Pronto para receber competições

Mesmo aberto ao público a partir da sua inauguração, o Ginásio de Cajazeiras, com dimensões oficiais e apto para receber jogos de equipes de basquete, futsal e handebol, deverá abrigar as primeiras partidas a partir do próximo ano, quando as competições e as demandas das federações esportivas estiverem definidas.


Há, porém, um obstáculo para os jogadores de vôlei: o equipamento comporta uma capacidade de público menor do que a exigida pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), calculada em 6 mil pessoas. “A moda, agora, é criar espaço multiúso. O ginásio é eminentemente esportivo, mas acho que não tem o menor problema em cedê-lo para outros eventos, como acontece com os estádios, desde que não cause danos para o complexo”, frisou Oliveira Filho.

Estrutura acessível


O novo ginásio, além de contar com assentos, quadras e equipamentos para a prática de modalidades esportivas, possui dois placares eletrônicos – um para cada lado –, três vestiários, alojamento com 28 leitos para atletas, tribuna de honra e tribuna de imprensa com seis cabines de rádio e duas cabines de televisão.



A estrutura do espaço também contempla pontos anti-incêndio, acesso à internet via wi-fi, sanitários para atletas e para o público em geral, inclusive pessoas portadoras de deficiência, piso tátil para locomoção de deficientes visuais e sistema de acesso para cadeirantes com utilização de plataforma hidráulica. Externamente, foram implantados projeto paisagístico, estacionamento com 50 vagas para veículos, pátio para ônibus e área de convivência com parque infantil.

Conforme Álvaro Oliveira Filho, o espaço infantojuvenil será um atrativo para crianças e adolescentes integrantes do projeto social da Sudesb, favorecendo o estímulo ao esporte. Ele verificou que, atualmente, a iniciativa mantida pela autarquia estadual atende três mil alunos em instalações pertencentes a outras entidades.

“O que queremos é trazer esse projeto para o ginásio e até mesmo agregar outros. Durante o dia, o espaço pode ser utilizado por jovens no contraturno escolar, então o ginásio será usado plenamente”, afirmou o diretor de fomento ao esporte da Sudesb. E concluiu: “Cajazeiras é um bairro populoso e acolhedor, que está respondendo positivamente a todos os nossos projetos”.

Comentários