Exposição em Salvador homenageia centenário de Abdias do Nascimento

Feitos em argila, trabalhos que compõem a mostra Máscaras foram inspirados na trajetória de um dos ícones do movimento negro brasileiro


Com informações das assessorias de comunicação do Instituto Mauá e da Prefeitura de Salvador

Além das máscaras propriamente ditas, visitantes podem conferir pratos, esculturas e mandalas
(Foto: Divulgação)

Ativista social, político, dramaturgo e artista plástico. Os múltiplos ângulos da trajetória de Abdias do Nascimento (1914-2011), notável defensor e militante da cultura negra brasileira, serviram de norte e inspiração para a concepção, por alunos da Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI), criada e dirigida há 12 anos pelo percussionista Wilson Café, de primorosas obras que podem ser vistas e apreciadas na exposição intitulada Máscaras.

Aberta ao público desde o último dia 6, na Galeria Juarez Paraíso, instalada no Espaço Cultural da Barroquinha, a mostra artística que reverencia o centenário de nascimento do mestre Abdias continua no local até o dia 31 de janeiro de 2015. Em seu acervo, estão sendo expostos máscaras, pratos, esculturas e mandalas, confeccionados em argila por 20 estudantes com faixa etária entre 12 e 16 anos, todos residentes na região do Cabula.

Para elaborar as peças constituintes de Máscaras, os alunos da EEPI utilizaram uma técnica da arte primitiva africana, responsável por forjar esculturas e objetos utilitários produzidos com a mais pura essência dos elementos da natureza, como a argila. Além das referências cotidianas em suas comunidades, os jovens se valeram de acompanhamentos de professores na pesquisa da obra de Abdias do Nascimento mediante palestras, leituras, filmes e debates.

Obras foram elaboradas por estudantes da EEPI usando uma técnica da arte primitiva originária da África
(Fotos: Divulgação)

Resultado positivo

Durante a cerimônia de abertura da exposição, a gerente de Fomento ao Artesanato do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, Ângela Cristina Santos, exprimiu seu orgulho pelo magnífico resultado obtido nos trabalhos apresentados pelos estudantes.

"Estes meninos se empenharam muito e estão de parabéns. E com toda dedicação de vocês, tendo à frente Wilson Café, eu tinha certeza que a oficina renderia frutos. E estão aí as máscaras mais lindas", prestigiou.


Máscaras é fruto de uma parceria entre o Instituto Mauá, a Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia, a Associação Cultural de Capoeira Mangangá e a Prefeitura Municipal de Salvador.

Serviço

Exposição: Máscaras

Período de visitação: Até 31 de janeiro de 2015

Local: Galeria Juarez Paraíso, Espaço Cultural Barroquinha

Endereço: Praça Castro Alves, s/n°, Centro - Salvador - BA

Informações: (71) 3334-7350

Entrada franca

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Muito bom...

(Lázaro Oliveira)