Ressoando a inclusão com superação

A passeata do Dia Nacional do Surdo em Salvador, que percorreu as ruas da cidade na última sexta-feira (26), dia em que foi comemorada a efeméride representativa dos portadores de deficiência auditiva no Brasil, é o tema que aborda esta videogaleria composta por dezenas de fotografias, cujo vídeo encontra-se disponibilizado abaixo. O ato público, que seguiu do Campo Grande até a Câmara Municipal, congregou 400 pessoas, tanto surdas quanto ouvintes, unidas por uma causa.
 
Elaborado por este jornalista enquanto testemunhava a mobilização, que integrou o movimento Setembro Azul - de caráter nacional e que conscientiza anualmente a comunidade surda brasileira por suas lutas e conquistas -, o vídeo, intitulado Ressoando a inclusão com superação, começa com um minuto de silêncio para refletir acerca do preconceito que torna os surdos invisíveis e das reivindicações dos direitos dessa minoria linguística, como a implantação de escolas bilíngues e a contratação de intérpretes de língua brasileira de sinais (Libras).
 
Posteriormente, enquanto as imagens capturadas na passeata são exibidas, toca-se uma das memoráveis obras-primas do pop-rock nacional, a música Certas coisas, gravada por Lulu Santos há trinta anos, que domina o restante do tempo em que a videogaleria é reproduzida. No vídeo, com duração de 9 minutos e 46 segundos, a formosa melodia de Lulu Santos, cantada sobre a maravilhosa letra de Nelson Motta que aborda a comunhão entre o som e o silêncio, é executada duas vezes.
 
Confira, abaixo, a videogaleria Ressoando a inclusão com superação.


Comentários