Para Bebeto, PSB é apontado como terceira via

Deputado federal eleito diagnosticou que legenda, embora não obtivesse êxito em níveis nacional e estadual, saiu mais fortalecida deste pleito do que entrou

Bebeto (à direita) será o único representante socialista da Bahia na Câmara a partir de 1º de fevereiro de 2015
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
O futuro deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) reconheceu a qualidade de terceira via do partido nas figuras de Marina Silva e Lídice da Mata, ex-candidatas aos governos federal e estadual, respectivamente. Entretanto, segundo ele, sua agremiação não logrou êxito nas urnas em ambas as instâncias, uma vez que "as máquinas produziram um prensamento da nossa candidatura" em função do poder econômico que incentiva a desestruturação das bases políticas na atualidade.
 
Ainda de acordo com Bebeto, o PSB saiu mais robustecido das eleições gerais, realizadas no último dia 5, do que entrou no páreo. "Saímos debatendo as nossas ideias, apresentando propostas para a Bahia, e (a senadora) Lídice da Mata demonstrou que, dentre os candidatos que se apresentaram ao pleito de 2014, ser a candidata melhor preparada (foi a terceira colocada na disputa). Lamentavelmente, nós não tivemos a acolhida da população e temos que respeitar a decisão do nosso povo", diagnosticou o parlamentar eleito.
 
O fortalecimento da musculatura socialista também reconfigurou o quadro eleitoral na Bahia. Nessa perspectiva, entre os três deputados estaduais eleitos pela coligação da qual o PSB fez parte, dois deles, Manassés e a vereadora de Salvador Fabíola Mansur, ambos novatos na Assembleia Legislativa, pertencem ao partido. Além disso, a legenda na Bahia restaurou sua presença no Congresso Nacional, colocando Bebeto para representar a população do estado na Câmara entre os 39 postulantes mais votados.
 
"O fato de termos recuperado a nossa presença no Congresso Nacional, por si só, independentemente do resultado eleitoral para a majoritária, significa que nós saímos maior do que nós entramos. E saímos maior com o esforço de Milton (Bezerra Filho, professor surdo e candidato derrotado a deputado federal), com o esforço de todos os candidatos a deputado federal, a deputado estadual, que esse é o esforço do PSB, que aqui nós somos todos o mesmo projeto. E, nesse sentido, o PSB saiu fortalecido", esclareceu.
 
Fenômeno recorrente não apenas no Brasil, mas que se observa também em qualquer parte do mundo, as terceiras vias têm se afirmado como segmento do confronto entre dois polos que se digladiam nos processos eleitorais. "Este é um caminho que nós vamos perseverar", reiterou o historiador e líder sindical de prestígio, natural da cidade de Ilhéus, na região sul da Bahia, escolhido por 1,94% do eleitorado.
 
Saldo efetivo
 
Questionado sobre sua postura num provável segundo mandato presidencial de Dilma Rousseff (PT), Bebeto Galvão verificou que, ao traçar um paralelismo entre o governo dela e o de seu padrinho e mentor Luiz Inácio Lula da Silva, bem como os que lhes antecederam, o resultado gerado pelas políticas públicas é mais efetivo nos últimos doze anos. Levando em conta as ações realizadas por Lula comparativamente com aquelas promovidas por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), por exemplo, o saldo teve um crescimento superior.
 
As gestões de Lula e Dilma, somadas, avançaram eficazmente nas políticas de natureza social, como as iniciativas de valorização salarial, proteção social aos deficientes, saúde, educação e qualificação profissional. "Nós temos um conjunto de medidas e políticas que efetivamente são muito melhores do que aquelas que foram praticadas pelo governo Fernando Henrique", pontuou o único representante do PSB-BA na Câmara, que será empossado em Brasília em 1º de fevereiro de 2015.
 
Sobre o panorama econômico brasileiro, Bebeto explicitou que, se for estudada a contextualização histórica recente do país, mesmo não sendo observado o centro da meta inflacionária, nunca os índices de inflação não estiveram mais baixos do que se encontram no atual momento. Porém, na acepção do socialista, os níveis inflacionários já estão no centro da meta. "O que eles dizem que a inflação está galopante e que ela retoma o dragão para corroer o salário dos trabalhadores, não é verdade", criticou.
 
O processo de estabilidade da economia, aliado ao estímulo à formalidade do emprego, na avaliação de Bebeto, expressa claramente que existe uma segurança e uma valorização social do trabalho mais eficaz do que houve no passado. "Se compararmos os dados de qualquer governo da Dilma e do Lula com o do Fernando Henrique, nós temos um crédito enorme em função das políticas públicas, mas também do aprofundamento da democracia e da participação popular à vida nacional", presumiu.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Maravilha , amigo!
parabéns!!!

Luciana Embilina