Ibope e Datafolha mostram Dilma à frente de Aécio; Sensus aponta liderança do tucano

Pesquisas divulgadas ontem e hoje por três institutos de opinião são as últimas antes do segundo turno das eleições presidenciais
 
Com informações das agências
 
Enquanto Ibope e Datafolha preveem a vitória da candidata petista à reeleição sobre adversário do PSDB, novo levantamento encomendado pela IstoÉ expressa cenário inverso
(Fotos: Reprodução)
 
As novas pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e do Instituto Datafolha, divulgadas nesta quinta-feira (23), revelam que Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, aparece na frente de Aécio Neves (PSDB) nas intenções de voto do segundo turno. Os dois levantamentos são os últimos realizados pelos respectivos institutos antes do pleito deste domingo (26).
 
Na pesquisa que avalia a preferência dos eleitores em relação aos candidatos à Presidência da República, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, a petista abriu 8 pontos de vantagem sobre Aécio, liderando com 49%, enquanto o adversário tucano detém 41%. Votos brancos e nulos somam 7%, e 3% dos eleitores entrevistados não souberam ou não opinaram.
 
Se for levada em consideração a amostra de votos válidos, que exclui os percentuais de brancos, nulos e indecisos, Dilma venceria a disputa com 54% contra 46% de Aécio. O Ibope também diagnosticou o índice de rejeição dos candidatos, no qual o senador mineiro lidera com 42%, seguido da petista, que aparece com 36% dos votos.
 
O instituto ouviu 3.010 eleitores de 203 municípios brasileiros no período de 20 a 22 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento do Ibope foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.
 
Favoritismo petista
 
Conforme a pesquisa do Datafolha, Dilma Rousseff também confirma seu favoritismo nas urnas, pontuando 48% das probabilidades de vitória, ao passo que Aécio Neves aparece com 42% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos acumulam 5%, mesmo percentual dos que se declararam indecisos.
 
A sondagem, feita por encomenda da TV Globo e do jornal Folha de S. Paulo, demonstra ainda que a atual presidente mantém a dianteira na aferição em que são computados os votos válidos, nos quais brancos, nulos e indecisos são excluídos, figurando com 53%. Já o candidato do PSDB detém 47%.
 
O Datafolha também perguntou aos eleitores quantos deles tinham certeza do seu voto. De acordo com o instituto, 46% votariam com certeza em Dilma, 15% talvez votassem na postulante do PT, que tenta chegar ao seu segundo mandato, 37% não votariam de jeito nenhum e 1% não sabe. No tocante a Aécio, 39% votariam com certeza no presidenciável tucano, 18% talvez votassem nele, 41% não votariam de jeito nenhum e 2% não sabem.
 
9.910 eleitores de 399 municípios brasileiros foram entrevistados pelo Datafolha entre os dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01162/2014.
 
Sensus coloca Aécio na dianteira
 
Ao contrário dos prognósticos elaborados pelo Ibope e pelo Datafolha, o Instituto Sensus, em sua sexta pesquisa encomendada pela revista IstoÉ para o segundo turno das eleições presidenciais, indica que Aécio justamente reverteu o quadro. Liderando com 48,1% da predileção do eleitorado, o tucano venceria Dilma com 40%. Apenas 11% votariam em branco ou nulo ou são indecisos.
 
Desconsiderando os votos brancos e nulos e também os indecisos, Aécio continua disparado, com 54% dos votos válidos, enquanto Dilma pontuou 45,4%. O Instituto Sensus entrevistou 2 mil eleitores em 24 estados entre 21 e 24 de outubro. A sondagem foi registrada no TSE sob o número BR-01166/2014.

Comentários