Olívia Santana recebe Medalha Zumbi dos Palmares

Em cerimônia na Câmara Municipal de Salvador, ex-vereadora será condecorada com a honraria que ela mesma idealizou pelo reconhecimento ao seu trabalho prestado à sociedade

Olívia é autora da resolução que criou medalha, concedida a personalidades reconhecidas no combate ao racismo, à discriminação e à intolerância
(Foto: Divulgação)

A ex-vereadora Olívia Santana, do Partido Comunista do Brasil (PC do B), será agraciada pela Câmara Municipal de Salvador com a Medalha Zumbi dos Palmares pelo mérito aos serviços prestados à sociedade soteropolitana durante os seus mandatos parlamentares. A cerimônia de entrega da condecoração acontece na próxima quarta-feira (13), às 19 h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara, na Praça Thomé de Souza.

Por iniciativa do vereador Moisés Rocha (PT), Olívia receberá a medalha pelo reconhecimento ao seu trabalho político no combate ao racismo, na promoção da igualdade racial e na batalha para proporcionar aos negros, aos índios, às mulheres, aos homossexuais e a outras minorias sociais o exercício e o usufruto de direitos fundamentais, em condições igualitárias.

Criada pela Resolução nº 1.557/2005, de autoria da própria ex-vereadora, a Medalha Zumbi dos Palmares é concedida a personalidades notórias pela luta contra os problemas que os afrodescendentes e as demais minorias enfrentam – o racismo, a discriminação e a intolerância racial e religiosa. Entre os já contemplados com a honraria estão a educadora Ana Célia Silva, o cantor e compositor Gilberto Gil e o ator e diretor Lázaro Ramos.

Integrante do movimento negro é prestigiada por sua ousadia em favor da liberdade e da igualdade
(Foto: Roberto Viana/Bocão News – 31/01/2013)

Modelo de bravura

Olívia Santana, uma das mais prestigiadas figuras do movimento negro na Bahia no Brasil por sua bravura e ousadia em favor da liberdade e da igualdade, nasceu em Salvador há 47 anos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde militou no movimento estudantil, Olívia é membro-fundadora da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), entidade da qual foi presidente.

Na Câmara Municipal, onde foi vereadora por três legislaturas, entre 2003 e 2012, a comunista propôs o projeto convertido na Lei Municipal nº 6.464/2004, que instituiu o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro. Ainda na Casa, além de idealizadora da medalha que ela mesma irá receber, presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e foi ouvidora-geral, no biênio 2011-2012.

Também foi secretária municipal de Educação e Cultura na primeira administração do ex-prefeito João Henrique, entre 2005 e 2006, e chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do governo da Bahia, entre 2013 e o início deste ano. Atualmente, Olívia é presidente do diretório soteropolitano do PC do B e concorre, pela legenda, a uma vaga na Assembleia Legislativa estadual.

Comentários

Hugo Gonçalves disse…
Em virtude do falecimento de Eduardo Campos, a cerimônia de entrega da medalha a Olívia, infelizmente, não foi realizada.