Leonel Mattos revisita trajetória em mostra

Artista plástico baiano expõe seus trabalhos mais importantes de seus 43 anos de profissão no hall de A Tarde, até o início de outubro
 
Com informações do jornal A Tarde
 
Para Leonel, faltam espaços adequados para abrigar exposições em Salvador
(Foto: Mila Cordeiro/Agência A Tarde)
 
Tendo como característica o viés provocador e questionador da arte contemporânea, o artista plástico baiano Leonel Mattos expõe seus trabalhos mais relevantes em seus 43 anos de carreira. A mostra, intitulada Revisitando Leonel Mattos, pode ser conferida até o dia 4 de outubro, no hall do edifício-sede do jornal A Tarde, no bairro do Caminho das Árvores.

Entre as obras encontradas na exposição, que integra o projeto Arte por Toda a Parte, está Metamorfose, um garrafão de vidro de 40 anos cheio de milho e pipoca, que reflete a passagem do tempo e a transformação, porém mantendo o mesmo formato do garrafão. Outros quadros induzem o visitante a acompanhar a trajetória de Leonel, como pinturas minimalistas e em preto e branco, além de autorretratos.
 
Originária de uma intervenção concebida pelo artista, Piscinão da Bienal, um de seus trabalhos mais recentes, representa uma crítica à Bienal da Bahia, que retornou ao calendário brasileiro das artes plásticas após um longo jejum de 46 anos (o evento está em sua terceira edição, a ser terminada em 7 de setembro) e às miscelâneas de obras e artistas em espaços inadequados.
 
De acordo com Leonel Mattos, Salvador carece de espaços adequados para instalar exposições de arte contemporânea. “Os museus que nós temos aqui são casarões antigos, que suportam até a arte moderna somente”, ressaltou, em entrevista ao A Tarde, ao questionar o papel das artes plásticas, bem como o de seus ambientes e suportes.
 
“Precisamos na Bahia de mais espaços que abriguem a arte contemporânea. Espaços que respeitem as particularidades de cada trabalho, de cada artista”, recomendou.
 
Expansão para outros espaços
 
As obras de Leonel ultrapassam as fronteiras das galerias, que, segundo ele, não estão abertas a todos, costumando ser algo mercadológicas. Portanto, o baiano de Coaraci, na região sul, busca expandir as possibilidades de apreciação artística em outros espaços, como o hall de A Tarde. “A pessoa vem trabalhar, passa pelo local e se depara com uma obra de arte e aquilo a provoca e a faz refletir”, argumentou.
 
Além de uma galeria, que funciona atualmente no 2º piso do Salvador Shopping, no Caminho das Árvores, Leonel mantém seu ateliê em Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico da capital, onde foi criado o Circuito Cultural do Carmo e Santo Antônio, com artistas locais cujos espaços estão abertos ao público. No ateliê, são oferecidas oficinas gratuitas de pintura todos os sábados e domingos.
 
O artista plástico ainda comentou o propósito da diversidade de público que prestigia o seu trabalho. “Nós, no Brasil, não temos um histórico de formação para apreciação de obra de arte e, através de intervenções, de abrir ateliê ou mesmo um espaço dentro de um shopping, minha intenção é formar público, ampliar possibilidades e deixar a arte onde o povo está”, disse.
 
Serviço
 
Exposição: Revisitando Leonel Mattos
 
Período: Até 4 de outubro (sábado)
 
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9 às 12 h e das 14 às 18 h
 
Local: Hall do edifício-sede do jornal A Tarde
 
Endereço: Rua Professor Milton Cayres de Brito, 204, Caminho das Árvores
 
Entrada franca

Comentários