Governo inaugura Viaduto Eduardo Campos

Visando facilitar ligação entre o Imbuí e a Avenida Paralela, equipamento foi entregue pelo governador Jaques Wagner cinco dias após morte do homenageado
 
Com informações da Agência Estado e da assessoria de comunicação da Conder
 
Novo viaduto, devidamente sinalizado, possui 380 metros de extensão e duas faixas no mesmo sentido
(Foto: Divulgação/Conder)
 
Com a pretensão de melhorar o trânsito na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, mais uma obra foi inaugurada pelo governo do estado na região. Trata-se do Viaduto Governador Eduardo Campos, aberto ao tráfego na manhã desta segunda-feira (18), transcorridos cinco dias da morte do ex-governador de Pernambuco e ex-presidenciável do PSB num acidente aéreo em Santos, no litoral paulista, que também vitimou seis dos membros de sua equipe de campanha que estavam a bordo.
 
Presente à cerimônia de inauguração, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), teve a incumbência de batizar o segundo viaduto que integra o Complexo Viário Imbuí-Narandiba, que faz o trajeto entre as avenidas Jorge Amado e Paralela, no sentido Aeroporto-Centro, após obter a aprovação dos familiares de Campos. O primeiro viaduto do complexo foi inaugurado em junho e conecta a via mais movimentada de Salvador com a Avenida Edgard Santos, em Narandiba.
 
Wagner e o socialista recém-falecido foram colegas de ministério no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seguida, venceram as eleições para o Poder Executivo em seus respectivos estados em 2006, sendo reeleitos em 2010. De acordo com a Agência Estado, eles eram interlocutores frequentes até o rompimento de Campos e do PSB com a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT) ser consumado, no final do ano passado, para lançar sua candidatura à Presidência da República.
 
Medindo 380 metros de extensão, o Viaduto Governador Eduardo Campos possui duas faixas no mesmo sentido e já está devidamente sinalizado e iluminado. O equipamento, conforme a assessoria de comunicação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável por sua execução, pode ser utilizado como alternativa para os motoristas que precisavam retornar próximo ao hipermercado Extra, antes de seguir pela Paralela em direção à Estação Rodoviária.
 
Além do viaduto, também foi inaugurada via marginal conectando a Luís Eduardo ao Extra
(Foto: Divulgação/Conder)
 
Nova via marginal

Também foi entregue a via marginal que liga a Avenida Luís Eduardo Magalhães ao Imbuí, que segue até o Extra, com três vias e sinalização adequada. Para Wagner, as intervenções devem aprimorar significativamente a qualidade de vida de quem trafega no local diariamente. "Essas obras fazem parte do plano do governo para a mobilidade na cidade, uma necessidade do cidadão baiano, que trafega todos os dias por uma avenida de grande importância, como é a Paralela", declarou.
 
Participaram da inauguração dos novos equipamentos viários, além do governador, o secretário do Desenvolvimento Urbano, engenheiro Manuel Ribeiro Filho, o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso, técnicos da Diretoria de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana da companhia e operários que desde 2013 colaboraram na execução dos serviços.
 
O Complexo Viário Imbuí-Narandiba está sendo executado sob responsabilidade da Conder e já recebeu R$ 95 milhões em investimentos dos governos estadual e federal. A ação, que objetiva facilitar a mobilidade urbana na região, inclui a construção de três viadutos, sendo dois no Imbuí e um em Narandiba, além das vias marginais que realizam a conexão entre o Centro Administrativo da Bahia (Cab), a Avenida Luís Eduardo Magalhães e o Imbuí, ambas abertas ao trânsito de veículos.
 
Além disso, estão inseridos no complexo viário, cujas obras se encontram em estágio de conclusão, a pista que dará acesso ao bairro do Stiep, nas imediações do Centro de Convenções da Bahia, e um terceiro viaduto, que efetuará a ligação no sentido contrário, para os condutores que saem da Paralela em direção ao Imbuí. De acordo com a assessoria de imprensa da Conder, a entrega da etapa final dos serviços está prevista para o mês de setembro.

Comentários