Lauro de Freitas ganha sua primeira associação de surdos, a ASLF

Reunião marcou o lançamento da instituição, que irá promover e potencializar o movimento da comunidade surda laurofreitense

Da esquerda para a direita: Milton Bezerra Filho, Nathalie Conceição, José Tadeu, Vidalgo Guido e Marcelo Silveira
Quando conseguiu organizar os surdos para criar a ASLF, Nathalie lutou pelos surdos e por seus direitos, como a Libras, o esporte, a saúde e a educação
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Tendo o objetivo de fortalecer a comunidade, a identidade e a cultura surdas, sob a alegação de que os surdos, por serem invisíveis, mantém um modelo de vida excludente da sociedade, foi lançada, em reunião na manhã deste sábado (26), a Associação dos Surdos de Lauro de Freitas (ASLF).
 
A entidade pioneira na promoção e potencialização do movimento da comunidade surda na cidade da Região Metropolitana de Salvador irá atuar nos segmentos de cultura, educação, língua brasileira de sinais (Libras) e esportes, além de estimular a promoção da saúde dos pacientes que integram essa minoria linguística.
 
Por ser uma organização sem fins lucrativos, a ASLF possui caráter filantrópico, mas ela ainda não pode firmar convênios com instituições vinculadas às administrações municipal e estadual por não estar enquadrada como uma instituição de utilidade pública municipal.
 
Então, a entidade, por também não ter verba para a aquisição de sua sede própria, vai trabalhar em parceria com outras associações representativas, como o Centro de Estudos Culturais Linguísticos Surdos (Ceclis) e o Centro de Surdos da Bahia (Cesba), promovendo reuniões em diferentes locais.
 
A presidente da ASLF, Nathalie Conceição, é a primeira mulher fundadora de uma entidade específica da comunidade surda em Lauro de Freitas. Guerreira e vitoriosa, Nathalie já sofreu todos os preconceitos impostos pela sociedade e conseguiu organizar os deficientes auditivos laurofreitenses para criar a associação.
 
Quando obteve essa audaciosa proeza, a dirigente teve como propósito, junto à mais nova associação das pessoas com deficiência na Bahia, lutar não somente pelo povo e pela comunidade surda, mas também por seus direitos, como a língua de sinais, o esporte, a saúde e a educação.
 
O lançamento da ASLF, mais uma entidade direcionada para essa minoria linguística surgida no estado, teve o respaldo de toda a comunidade surda de diferentes municípios. Por isso, a associação de Lauro de Freitas recebeu o apoio das equivalentes de Vitória da Conquista, no sudoeste, e de Teixeira de Freitas, no extremo sul.

Participaram do evento, além de Nathalie e de representantes surdos de todo o estado, o professor de Libras Milton Bezerra Filho, candidato a deputado federal pelo PSB, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Marcelo Silveira, o presidente do Cesba, Vidalgo Guido, e o fundador e ex-presidente da instituição, José Tadeu Raynal Rocha Filho.
 
As propostas do Professor Milton (no centro, entre Nathalie e Marcelo) têm o apoio de várias associações de surdos da Bahia, inclusive a de Lauro de Freitas
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Entidade está com o Professor Milton
 
Na contemporaneidade, existem muitos surdos envolvidos também com o mundo ouvinte em razão de sua vulnerabilidade com o uso de drogas e da ausência de programas de proteção social. Essa minoria se manteve, por anos, “colonizada” pela comunidade ouvinte, que não respeita a língua de sinais.
 
Por outro lado, os partícipes da comunidade surda, que vêm conquistando progressivamente o direito de serem cidadãos autônomos, ambicionam que eles sejam respeitados na sociedade, organizando-se em associações para minimizar a prática de atos inerentes ao preconceito e à discriminação.
 
É com base nessa premissa que a ASLF apoia a eleição do Professor Milton Bezerra Filho para a Câmara dos Deputados porque ele acumula uma longa história de luta no bojo da comunidade surda. Por ter uma identidade característica dessa parcela minoritária da sociedade, ele foi um dos fundadores do primeiro centro baiano de surdos, o Cesba, em 1979, e o primeiro pedagogo surdo do estado.
 
O Professor Milton é um autêntico líder dos surdos por representar os interesses da pessoa com deficiência. Para justificar essa afirmação, ele já se pronunciou várias vezes: “Eu sou uma pessoa com deficiência”, “Eu represento o segmento da pessoa com deficiência”. Esse é o posicionamento do socialista, cujas propostas são apoiadas pela comunidade surda.
 
Caso seja eleito deputado federal, o Professor Milton vai contribuir na eliminação dos surdos da condição de invisibilidade
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Seu conteúdo programático abrange ideias consideradas sólidas. Entre os pontos fundamentais estão otimizar as condições culturais e oportunizar as melhorias na cultura das pessoas com surdez e com outras deficiências. Portanto, elas acreditam que, caso seja eleito, Milton vai contribuir para eliminar os surdos da condição de invisibilidade.
 
O docente ainda propõe que todas as associações de pessoas com deficiência, inclusive a recém-fundada Associação dos Surdos de Lauro de Freitas, tenham sua sede própria. Outra proposta essencial dele é incentivar a promoção de esportes para os surdos através da elaboração de leis específicas, já que o envolvimento dessa comunidade com o esporte implica uma melhor qualidade de vida.
 
Além disso, Milton também almeja colaborar na implementação do ensino de Libras nas universidades em todos os municípios. A lei federal exige a inclusão dessa disciplina nos cursos de Pedagogia, mas Milton reivindica que, em todas as instituições federais de ensino superior da Bahia, sejam implantados cursos de Pedagogia voltados para a formação bilíngue do aluno.
 
Nos dias de hoje, o professor que leciona para surdos não é bilíngue por não se submeter a uma formação adequada, e quem sofre com isso é o próprio surdo. Logo, Milton defende a melhoria da educação, solicitando que nas universidades federais seja inserida, no curso de Pedagogia, uma formação bilíngue para alunos ouvintes.
 
As propostas de Milton receberam, além da ASLF, as adesões de várias outras associações de surdos do interior baiano, como de Feira de Santana, de Vitória da Conquista, do Vale do Jiquiriçá e de Teixeira de Freitas. Graças a essas articulações, a comunidade surda do estado da Bahia está apoiando, absolutamente, a candidatura do docente a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Comentários