Desfile do 2 de Julho é um “aquecimento” para a vitória, diz Lídice

Candidata do PSB ao governo da Bahia liderou mobilização do partido na data magna do estado, na qual estavam presentes, entre outros, o presidenciável Eduardo Campos, além de militantes e populares
 
Com informações da assessoria de comunicação de Lídice da Mata
 
Todos os participantes, inclusive Eliana Calmon, Eduardo Vasconcelos (candidato a vice-governador), Lídice e Campos (da esquerda para a direita), foram recebidos por saudações, aplausos e gritos de guerra
(Foto: Divulgação/PSB)
 
As candidatas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao governo do estado, senadora Lídice da Mata, e ao Senado, Eliana Calmon, participaram do cortejo do 2 de Julho, nesta quarta-feira, pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. A data cívica comemora o processo de independência do Brasil na Bahia, consolidado em 1823 com a derrota das tropas portuguesas.
 
O percurso, que mobilizou milhares de pessoas, contou ainda com a presença do presidente nacional do PSB e candidato da legenda à Presidência da República, Eduardo Campos, e de correligionários e aliados. Todos eles foram recebidos por acenos emanados das sacadas e das calçadas, batuques de tambores, abraços e aplausos de populares e gritos de guerra da militância.
 
Para Lídice, os socialistas baianos estão se sentindo como uma seleção preparada para entrar no jogo eleitoral a ser disputado no dia 5 de outubro. “Estamos no aquecimento para entrar em campo e buscar a vitória”, afirmou a senadora, durante a largada do cortejo da agremiação, na Lapinha.
 
A presença de Campos fez abrilhantar o desfile e, conforme a postulante do PSB ao Palácio de Ondina, isso demonstra que o ex-governador de Pernambuco reconhece no 2 de Julho a importância na construção da identidade nacional, além de ter compromisso com a independência, a soberania e a liberdade do povo brasileiro.
 
“Nós vamos provar que é possível fazer política com ética, no Brasil e na Bahia”, certificou Eduardo Campos, que posou para os fotógrafos acenando com os dedos indicador e polegar a letra “L” de Lídice. Da mesma maneira, simpatizantes da candidata ao governo estadual saudaram a passagem do desfile.
 
“Está aí uma mulher honesta”, elogiou o presidenciável, acrescentando que, no período em que era prefeita de Salvador (1993 a 1996), Lídice da Mata desafiou o governo do estado, então sob o comando de Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) e fez uma administração que priorizava o âmbito social.
 
Da esquerda para a direita: Professor Milton Bezerra Filho (futuro deputado federal), Eduardo Vasconcelos, Lídice e Rodrigo Hita (futuro deputado estadual)
Para senadora, o 2 de Julho foi uma luta do povo brasileiro
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Agradecimentos à multidão
 
No final do percurso, no Pelourinho, Lídice agradeceu o carinho da população e a força dos militantes que a acompanharam. A senadora explicou também a importância da participação popular nas celebrações da data magna da Bahia, que, segundo ela, significa o momento da confraternização do estado com seu ideário.
 
O 2 de Julho não foi uma luta só dos baianos, mas do povo brasileiro, pois o exército dos periquitos lutou com a presença de mineiros, sergipanos, pernambucanos e alagoanos, sob a liderança do povo baiano. Nós assumimos nosso papel de liderança política do Nordeste, de um povo que deu seu sangue pela liberdade e independência do Brasil”, enalteceu.
 
Concorrente a uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSB, Rodrigo Hita enfatizou a data como a verdadeira independência do Brasil, cujas lutas, iniciadas em 1821, atingiram o ponto mais alto em 25 de junho de 1822, quando uma batalha foi deflagrada em Cachoeira.
 
“E em 2 de julho (de 1823), nós conseguimos realmente a independência do Brasil na Bahia com mais sofrimento, com a peleja com os portugueses. Essa é a real independência”, disse.
 
Milhares de pessoas prestigiaram o percurso da militância do PSB, que se estendeu da Lapinha até o Pelourinho
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Populares elogiam candidata
 
Entre os populares que prestigiaram o desfile socialista, estava Sérgio Cordeiro, 29 anos. O funcionário público afirmou que acompanha o itinerário político de Lídice desde quando era membro do grêmio estudantil no ensino médio.
 
Sérgio estava ao lado do amigo, o sociólogo Josenildo Souza Santos, 40, que completou: “Foi a primeira prefeita e será a primeira governadora do Estado da Bahia”.
 
De acordo com a pedagoga Anália Novais Brasil, 42, Lídice possui uma bonita história como prefeita e parlamentar. “Tenho uma admiração profunda pelo trabalho que ela fez e continua fazendo pela Bahia”, disse.
 
Já o designer gráfico Raimundo Souza Santos, 57, explicou que a história política da candidata do PSB “a credencia a disputar qualquer cargo público na Bahia e no Brasil”.

Comentários