Enem permite cinco oportunidades aos jovens, afirma Dilma

Inscrições para exame tiveram início nesta segunda-feira, com prazo até o dia 23. Provas serão aplicadas em novembro
 
Com informações da Agência Brasil
 
“Em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pôde concorrer a vagas em 115 instituições”, ressaltou presidente
(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
 
Em seu programa radiofônico Café com a Presidenta, a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), explicou, nesta segunda-feira (12), que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições foram abertas no mesmo dia, proporciona aos jovens cinco oportunidades de estudo. O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
Além de servir de critério de seleção aplicado por universidades públicas e institutos federais de educação participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem é válida para os estudantes ingressarem no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em instituições privadas de ensino superior, e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 
Dilma citou ainda mais duas vantagens do Enem. Conforme a chefe do Executivo nacional, os resultados do exame também valem para os jovens obterem bolsas de intercâmbio através do programa Ciência sem Fronteiras e conseguirem uma vaga nos cursos técnicos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec).
 
“Este ano, em janeiro, com uma só nota no Enem, o estudante pôde concorrer a vagas em 115 instituições, em 4,7 mil cursos diferentes em todo o país fazendo apenas a inscrição pela internet”, ponderou, em entrevista ao Café, veiculado semanalmente em cadeia nacional de rádio.
 
Sisu e cotas
 
Segundo a presidente, o Sisu reservou, em janeiro, 25% das vagas para cotistas. “Neste Enem, que está aberto agora e vai valer para 2015, 37,5% das vagas oferecidas pelo Sisu serão destinadas aos estudantes das escolas públicas. Será respeitada ainda a proporção de pretos, pardos e indígenas do estado em que fica a universidade ou o instituto de ensino superior”, disse.
 
Para Dilma, o Prouni já concedeu 1,4 milhão de bolsas integrais ou parciais para estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades dos cursos superiores de uma instituição particular e, quanto ao Fies, cerca de 1,5 milhão de universitários passaram a contratá-lo para financiar as mensalidades em faculdades privadas.
 
Finalmente, mais de 62,5 mil bolsas de intercâmbio foram concedidas aos estudantes pelo Ciência sem Fronteiras. “Até o final do ano, serão mais duas seleções: uma em setembro e outra até o final de dezembro. Com isso, nós chegaremos a 101 mil estudantes fazendo Ciência sem Fronteiras nas melhores faculdades do mundo”, prometeu Dilma.
 
As provas do Enem estão agendadas para os dias 8 e 9 de novembro. Os interessados podem se inscrever para o exame até 23 de maio, exclusivamente pela internet. Após confirmada a inscrição, o candidato pagará, até o dia 28, uma taxa no valor de R$ 35, exceto alunos da rede pública de ensino e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo, que são considerados isentos.

Comentários