“Resolvi unir o útil ao agradável”

Entrevista: Reinaldo Mariano

Conciliando diariamente uma rotina dupla, assistente administrativo de curso de idiomas cultiva sua paixão pela gastronomia
 
“Eu prefiro preservar a minha identidade em termos de cozinha, com os elementos e os insumos da cultura baiana”
Hugo Gonçalves

Um homem atento, dinâmico e ambicioso, cujas qualidades cruciais são o ato de amar ao próximo como a si mesmo, mandamento supremo da doutrina cristã, e o encontro das coisas boas para transmiti-las para outras pessoas. Busca equilibrar uma dupla rotina por intermédio dos aspectos temporais. Sínteses que definem com precisão e fidelidade o assistente administrativo Reinaldo Mariano Almeida, um sincero amante da culinária de sua terra.
 
Em virtude da sua devoção habitual pela cozinha, Reinaldo, embora diplomado em Administração e em Publicidade e Propaganda, ambos pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), escolheu estudar Gastronomia na mesma instituição, ideia que “amadureceu em 2011”, ao cancelar, por vontade própria, o estágio em Administração.

“Gosto de cozinhar, pôr e estar sempre em evidência a Gastronomia em todos os sentidos”, explicou, metódico, o concluinte do referido curso superior, que também é estagiário do restaurante-escola da Unijorge, o Sabor & Saber.
 
Pertinente aos quadros de uma franquia do curso de idiomas estrangeiros CCAA, instalada em um shopping center do bairro do Imbuí, este evangélico convicto de 46 anos nunca esquece do amor que tem por sua família, inclusive pela filha Victoria, de 9, e pela enteada Jéssica, de 22. Sua meta, na opinião dele, é abrir um negócio compatível com o universo gastronômico, provavelmente uma casa de tortas e bolos ou uma confeitaria.
 
Como muitas pessoas que buscam um estilo de vida moderno, você estuda e trabalha ao mesmo tempo. De que modo você sabe conciliar as duas tarefas?
 
Reinaldo Mariano – Aproveitando meu tempo, trabalhando, estudando e estagiando.
 
Por que você optou cursar Gastronomia na faculdade?
 
R. M. – Resolvi unir o útil ao agradável, porque eu gosto de cozinhar, pôr e estar sempre em evidência a Gastronomia em todos os sentidos.
 
Essa ideia surgiu por acaso?
 
R. M. – Amadureceu. Já tinha surgido há muito tempo, mas amadureceu em 2011, saindo do estágio em Administração. Tranquei o estágio e fui cursar Gastronomia.
 
Além de viabilizar o aluno na aprendizagem das técnicas e dos procedimentos culinários, o que sua área te proporciona?
 
R. M. – Prazer, cozinhar com a família e os amigos, amor, saúde, entretenimento e muita oportunidade.
 
A gastronomia baiana é prestigiada internacionalmente graças ao incomparável paladar, a uma sensação olfativa sem igual, entre outras características peculiares. Como você observa esse fenômeno no contexto local?
 
R. M. – Bastante produtivo, proveitoso, pelo fato de a gastronomia baiana ter matrizes das culturas indígena, portuguesa e africana. E assim, com a junção dessas três etnias, há uma identidade da culinária baiana muito forte no tempero, nos sabores e na forma de fazer.
 
Falando de culinária, quais são as suas prediletas?
 
R. M. – Eu sou amante da culinária baiana. Toda a culinária baiana de raiz, todos os produtos e insumos são importantes para mim. Então eu prefiro preservar a minha identidade em termos de cozinha, com os elementos e os insumos da cultura baiana.
 
No que se refere ao campo musical, quais são seus artistas prediletos?
 
R. M. – Acho que são muitos talentosos. Muitos são talentosos, criativos, mas eu tenho uma preferência por cantores gospel, por falar do amor de Deus e da salvação. Eu gosto de Aline Barros, Rose Nascimento, Shirley Carvalhaes.
 
Portanto, você é evangélico...
 
R. M. – Sim, da Igreja Batista Caminho das Árvores, em São Rafael.
 
Independentemente de tempo e espaço, uma amizade se constrói com companheirismo e cumplicidade. Como é sua relação amistosa no ambiente laboral?
 
R. M. – A melhor possível. Quando você tem boas intenções para compartilhar e para transmitir, você também vai entender tudo isso em dobro.
 
Você já possui algum plano ou projeto a fim de se progredir em sua carreira?
 
R. M. – Sim. Eu pretendo fazer um curso no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), de cozinha, eu pretendo fazer um curso de confeitaria, pegar mais experiências em alguns estágios em alguns bons restaurantes e agregá-las ao meu currículo, a meu conhecimento. E para finalizar, eu quero abrir meu próprio negócio, que é uma casa de tortas, uma casa de chá, de bolos ou uma confeitaria.
 
Para concluir, qual é a fórmula para que qualquer indivíduo obtenha êxito numa determinada área?
 
R. M. – Querer. Querer, porque os obstáculos e as dificuldades vêm. Mas quando a gente quer, os obstáculos desaparecem.

Comentários