Ibope: Dilma cai para 39%, Aécio tem 16% e Campos, 8%

Pesquisa divulgada nesta semana aferiu intenções de voto entre os principais concorrentes na disputa presidencial
 
Com informações da Estadão Conteúdo
 
Enquanto petista despencou quatro pontos, tucano e socialista cresceram apenas um
(Fotos: Arquivo)
 
Seis meses antes das eleições, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou, nesta quinta-feira (17), uma nova pesquisa avaliando as intenções de voto dos três principais candidatos à Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff (PT) continua liderando, apesar da leve queda em seu percentual.
 
No levantamento, Dilma, que disputa a reeleição, teve um declínio moderado de quatro pontos: ela decresceu de 43% em março para 39% da preferência dos eleitores. Seus maiores concorrentes na corrida sucessória ao Planalto – Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – evoluíram um ponto a mais cada um.
 
Enquanto o senador e líder tucano subiu de 15%, calculados na pesquisa de março, para 16% da predileção do eleitorado, os prognósticos do ex-governador de Pernambuco e dirigente socialista cresceram para 8% em comparação com os 7% obtidos no mês anterior. Brancos e nulos somam 26%, e indecisos totalizam 11%.
 
A sondagem também analisou mais dois cenários hipotéticos. Na primeira simulação, na qual a ex-senadora Marina Silva (PSB), provável vice de Campos, o substitui como cabeça de chapa, Dilma pontuou 39%, ao passo que Aécio obteve 15% e Marina, 13% das intenções de voto. E no segundo cenário, onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece no lugar de Dilma, o ex-presidente teve 42%, Aécio, 17%, e Campos, apenas 6%.
 
Governo também foi avaliado
 
Além de aferir os candidatos, o Ibope ainda levou em consideração o desempenho do governo Dilma Rousseff. Dados fornecidos pelo instituto revelam que a avaliação positiva da administração da petista oscilou de 36% para 34%, em relação ao levantamento feito em março. 34% dos entrevistados o consideram regular, em comparação com os 36% anteriores. No quesito ruim ou péssimo, o percentual subiu de 27% para 30%.
 
Quanto à credibilidade na presidente Dilma, segundo a pesquisa, ela declinou de 48% no mês passado para 44%. Ao contrário, o nível de desconfiança da atual mandatária nacional teve um incremento de quatro pontos percentuais: de 47% na sondagem anterior para 51% dos que opinaram.
 
O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 140 municípios brasileiros, no período de 10 a 14 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 12 de abril, sob o protocolo BR-00078/2014.

Comentários