Comemorações pelo centenário de Rômulo Almeida são iniciadas

Serão promovidos até setembro, na capital e no interior, eventos em memória do economista que contribuiu para o desenvolvimento da Bahia, do Nordeste e do Brasil

Com informações da Tribuna da Bahia

Rômulo completaria 100 anos com homenagens especiais
(Foto: Arquivo A Tarde)

O Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos (Irae), a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o governo do estado estão organizando uma série de eventos em comemoração ao centenário de nascimento do brilhante economista, advogado e professor baiano Rômulo Barreto de Almeida (1914-1988). A maratona foi lançada em solenidade na última sexta-feira (25), no salão nobre do palácio da ACB, no bairro do Comércio.

Na programação, que se estende até setembro, estão previstos uma homenagem ofertada pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Concurso Público de Monografia RA+100, direcionado para estudantes de ensino médio e superior, e o Prêmio Rômulo Almeida de Desenvolvimento do Nordeste, destinado a micro, pequenos e médios empresários baianos, além de seminários e palestras em Salvador e no interior.

A cerimônia de lançamento do ciclo comemorativo dos 100 anos daquele que foi considerado um “visionário” por ter colaborado no progresso da Bahia, do Nordeste e do Brasil, sempre fomentando ações de relevância indescritível, como o Polo Petroquímico de Camaçari, o Centro Industrial de Aratu, a Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras), o Banco do Nordeste, entre outras realizações, reuniu empresários, autoridades políticas, familiares e admiradores do economista.
 
“A memória de Rômulo continua viva na mente e no comportamento de idealistas e empreendedores públicos e privados que se sentem motivados em relembrar o amigo e profissional que tem, na figura dele, um exemplo inspirador de um construtor de sonhos. Resumo Rômulo como conhecimento para o progresso do Brasil”, declarou o sobrinho do homenageado e coordenador do centenário, Flávio Almeida, em depoimento ao jornal Tribuna da Bahia.

Representando o periódico, o diretor de Relações Institucionais, Marcelo Sacramento, enfatizou as habilidades de Rômulo Almeida. “A Bahia deve muito à perspicácia, inteligência e sabedoria deste visionário, sobretudo à capacidade de planejamento que fez o Estado ser muito do que é hoje. Por isso, a Tribuna se junta aos familiares e admiradores para homenageá-lo, mostrando a essa geração o quão importante ele foi para a Bahia no seu tempo”, afirmou.

“Visionário” foi um dos idealizadores do Polo de Camaçari
(Foto: Divulgação)
 
“Figura importantíssima”
 
Presidente do Irae, o professor aposentado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Aristeu Almeida, classificou o irmão, graduado em Direito, mas que se dedicou com afinco à economia em prol da diversificação das atividades, como “uma figura importantíssima” em âmbitos estadual, regional e nacional.
 
“Eu pessoalmente acho que a Bahia tem que homenageá-lo dando o seu nome ao Polo de Camaçari, além de dar seu nome a um município da Bahia por tudo que ele fez”, acreditou Aristeu, que também exerceu mandato parlamentar na Assembleia Legislativa pelo extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB), de 1975 a 1979, e na sequência foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no estado.
 
O presidente da ACB, Marcos Fonseca, observou a solenidade como “uma oportunidade ímpar de abrirmos o ano comemorativo deste homem que fez uma locomotiva de desenvolvimento da Bahia”. Discípulo e parceiro de Rômulo, o empresário Wilson Andrade revelou que seu mestre era muito tímido, mas teve coragem em idealizar todos os projetos possíveis, bem como materializá-los.
 
Já o secretário extraordinário para Assuntos Estratégicos, Edvaldo Brito, que teve a honra de representar o governador Jaques Wagner (PT) na ocasião, afirmou que a homenagem é mais do que merecida.
 
“É bom que a Bahia comece a reparar uma ingratidão com um dos homens mais importantes do país. Ele foi o grande responsável pelo planejamento do Estado”, certificou o jurista renomado, professor emérito da Ufba e vereador do PTB, hoje licenciado da Câmara Municipal de Salvador.
 
Para Edvaldo Brito, homenagem ao economista é merecidíssima
(Foto: Divulgação)
 
Eventos previstos na programação
 
25 de abril: Cerimônia de lançamento do centenário de Rômulo Almeida, no salão nobre do palácio da Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio (evento já realizado);
 
15 de maio: Homenagem pelos centenários dos economistas Rômulo Almeida e Ignácio Rangel (1914-1994), promovida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep;
 
18 de agosto (data do centenário): Entrega do prêmio acadêmico do Concurso Público de Monografia RA+100, no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba);
 
18 de setembro: Entrega do Prêmio Rômulo Almeida de Desenvolvimento do Nordeste durante o 10º Encontro de Economia da Bahia, organizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (Sei).

Comentários