Primeira fábrica-modelo da América Latina será em Salvador

Anúncio foi feito ontem, na sede da Fieb, quando foi assinado um convênio milionário entre o Cimatec e empresa estadunidense para implantação de unidade
 
Com informações do jornal Correio*
 
Fábrica será construída em terreno de 500 metros quadrados, na sede do Cimatec, em Piatã
(Foto: Divulgação/Senai-BA)
 
Em breve, no prazo de um ano, Salvador vai receber uma fábrica-modelo, conceito inédito e pioneiro na América Latina. Segundo o jornal Correio*, a implantação da planta fabril foi anunciada na última quarta-feira (20), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), situada no bairro do Stiep, na capital baiana.
 
Na oportunidade, foi assinado um convênio entre o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), uma das unidades mantidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no estado, e a consultoria McKinsey & Company, dos Estados Unidos. O acordo, estimado em R$ 4 milhões, inclui a instalação da fábrica, com conclusão prevista para março de 2015, e outros quatro anos de operação.
 
A unidade será edificada numa área de cerca de 500 metros quadrados na própria sede do Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Piatã, e servirá de suporte às empresas interessadas que ambicionam sua competitividade. “A fábrica terá um efeito muito grande sobre pequenas e médias empresas, porque vão aprender a produzir melhor e mais”, explicou o presidente da Fieb, José de Freitas Mascarenhas, ao Correio*.
 
Funcionalidades
 
Para o diretor regional do Senai, Leone Peter Andrade, a fábrica-modelo entrará em operação para simular situações reais de processos produtivos, além de otimizá-los, com finalidades como a redução de custos e tempo de produção, entre outras.
 
“Nosso foco será o que se chama hoje de lean manufacturing, ou manufatura enxuta, ou seja, tornar os processos mais enxutos”, elucidou, concluindo que a nova unidade a ser construída no Cimatec será capaz de aperfeiçoar procedimentos não apenas em indústrias, mas também em negócios diversificados, como bancos, hospitais e repartições públicas.
 
A McKinsey será incumbida no atendimento às grandes corporações, ao passo que o apoio às micro, pequenas e médias empresas caberá ao Senai. Além de suas funcionalidades produtivas, a fábrica-modelo também será aberta para a aprendizagem industrial dos alunos do Cimatec. “Estamos muito contentes com essa parceria”, entusiasmou o sócio da McKinsey, Steffen Eberle.

Comentários