Inovar para desenvolver

Resultado de parceria entre IEL e CNPq, programa Inova Talentos investe em criação de projetos inovadores e qualificação profissional
 
Com informações do portal Inova Talentos e da assessoria de comunicação do IEL-BA
 
Ao ingressarem no mercado de trabalho, participantes irão exercer atividades de inovação
(Foto: Divulgação/IEL Amazonas – 20/09/2013)
 
Para que uma nação da grandeza e da importância do Brasil alcance o desenvolvimento sustentado, estimular a indústria nacional na manutenção de sua competitividade, diversificação e inovação é um dos fatores essenciais. Inspirado nesses conceitos fundamentais, foi idealizado o Inova Talentos, programa que intenciona fomentar a criação de projetos inovadores em empresas e institutos de pesquisa e desenvolvimento.
 
A iniciativa, fruto do esforço mútuo entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi lançada em setembro do ano passado a fim de incentivar o progresso na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), por meio de duas perspectivas: impulsionar projetos inovadores gestados nas próprias empresas e capacitar novos talentos na esfera profissional.
 
Conforme a assessoria de imprensa do IEL Nacional, o programa, que desde 5 de fevereiro já está na segunda Chamada de Projetos, está selecionando, qualificando e inserindo profissionais no mercado de trabalho, para exercerem atividades e estratégias de inovação no setor empresarial brasileiro. Além disso, contemplará mil bolsas, para que estudantes do último ano da graduação e recém-formados em instituições de ensino superior elaborem ideias a serem apresentadas.
 
Capacitações
 
A equipe do IEL, além de efetuar um processo de assessoramento, no qual abrange o recrutamento, a seleção, o treinamento e o acompanhamento dos participantes que terão a chance de vivenciar o ambiente corporativo, receberá capacitações para desenvolver competências comportamentais, gerenciais e técnicas. A parceria com o CNPq, encarregado no financiamento dos profissionais, fará com que o órgão disponibilize bolsas aos melhores projetos de inovação apresentados no programa.
 
No que tange à participação, as empresas interessadas, situadas em todo o território nacional, apresentarão obrigatoriamente um projeto de inovação, no qual o profissional selecionado desempenhará uma contribuição relevante, e submetê-lo pelo formulário online, disponibilizado no endereço eletrônico www.portaldaindustria.com.br/iel/canal/inova-talentos, até o dia 13 de junho.
 
Empresas devem submeter até junho seus respectivos projetos pela internet
(Imagem: Reprodução)
 
Como participar do programa
 
Passo 1 – A empresa interessada no Inova Talentos deverá entrar em contato com o Núcleo Regional do IEL em cada estado e submeter seu projeto de inovação através do formulário online disponível no portal do programa até o dia 13 de junho. Além disso, a empresa descreverá o plano de trabalho e as características do perfil do profissional desejado para ingressar em seu projeto.
 
Passo 2 – Depois de o formulário ser preenchido, a empresa estará inscrita na Chamada de Projetos IEL/CNPq – o programa, hoje, está na segunda etapa. Um comitê de avaliação nacional, constituído por membros do CNPq e especialistas ad hoc no assunto inovação, terá, no período de 16 de junho a 11 de julho, a tarefa de selecionar os projetos.
 
Passo 3 – Quando forem aprovados, os projetos serão contemplados com bolsista no perfil pelo formulário online.
 
Maioria das ideias veio da Bahia
 
Na primeira etapa do Inova Talentos, a Bahia foi o estado que obteve a maior quantidade de projetos apresentados. Das 179 inovações selecionadas, originadas de 117 empresas em 20 unidades federativas brasileiras, a Bahia, onde o IEL realizará suporte corporativo na concepção das ideias, é representada por 32 projetos aprovados, vindos de 21 empresas de segmentos heterogêneos (veja relação abaixo).
 
As empresas interessadas devem contatar o IEL pessoalmente, na sede da entidade, localizada na Rua Edístio Pondé, 342, no Stiep, em Salvador, ou através do telefone (71) 3343-1460, ou pelo e-mail inovatalentos@fieb.org.br.
 
Empresas baianas com projetos inscritos no Inova Talentos
 
1) Avatim Cheiros da Terra
 
2) BMD Têxteis
 
3) Bomix Indústria de Embalagens
 
4) Ford Motor Company do Brasil Ltda.
 
5) Grafika Impressão de Outdoor
 
6) Hebert Uniformes
 
7) IM Tecnologia e Sistemas
 
8) Makerplanet Informática
 
9) Maqhin Soluções Tecnológicas
 
10) MB Plásticos
 
11) MK Inovare
 
12) MW8 Serviços de Comunicação
 
13) Portal de Serviços e Saúde Ltda.
 
14) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA)
 
15) Simetria Tecnologia
 
16) Slinner Móveis Ltda.
 
17) Smart Joy Games e Toys
 
18) Softwell Solutions em Informática S. A.
 
19) Vedacit do Nordeste S. A.
 
20) Voga Química Ltda.
 
21) Vovó Nize

Comentários