Escola realiza projeto sobre empreendedorismo

Temática antes fechada às empresas está sendo aprofundada e trabalhada interdisciplinarmente por alunos de colégio particular
 
Estudantes do Montessoriano desenvolverão o projeto, da pesquisa à organização de feira
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
A princípio restrito às empresas, o empreendedorismo vem possibilitando espaço substancial no âmbito escolar. No mundo contemporâneo, inclusive no Brasil, muitas escolas têm ensinado aos alunos a sobreviverem na esfera corporativa, com a finalidade de propiciar-lhes atividades curriculares vocacionadas para a formação e a capacitação de empreendedores.
 
É com esse espírito visionário que um colégio privado de Salvador, o Montessoriano, situado no bairro da Boca do Rio, está organizando, neste ano letivo, o projeto interdisciplinar cujo tema central é justamente o empreendedorismo, embora esteja focalizado em múltiplos subtemas. A iniciativa está sendo concebida por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
 
No Fundamental II, há quatro temas transversais para cada série – Recursos Naturais, Esporte, Empreendedorismo Social e Cultural e Empreendedorismo na Ciência e na Tecnologia –, fragmentados em três subtemas específicos cada, num total de 12, representados pelas respectivas turmas. Já no Médio, as duas turmas do 1º e do 2º ano (A e B) trabalham somente um tema cada, totalizando quatro temas. Todas têm orientação de um ou mais professores na concepção do trabalho.
 
Para a coordenadora pedagógica do Fundamental II do Colégio Montessoriano, Martha Ribeiro, o aluno desenvolverá o projeto por etapa. Nas 1ª e 2ª unidades letivas, ele tem a tarefa de realizar a “pesquisa, estudo e aprofundamento sobre a proposta que o aluno idealiza desenvolver, para que os pais possam saber e orientar seus filhos em casa”.
 
A 3ª unidade, explica Martha, consiste na continuação da elaboração, produzindo e trabalhando no projeto idealizado. Essas ideias, ao serem sistematizadas, darão origem, na 4ª unidade do ano letivo, à Feira do Empreendedor, a ser promovida no próprio estabelecimento de ensino, na qual cada turma irá expor e/ou comercializar seus respectivos produtos finais. O projeto tem o valor de 2 pontos, somado às notas de todas as disciplinas.
 
Temas, subtemas e turmas do projeto
 
6° ano – Recursos Naturais
 
Turma A: Empreendedorismo na Alimentação
 
Turma B: Empreendedorismo na Reciclagem
 
Turma C: Empreendedorismo em Energias Renováveis
 
7° ano – Esporte
 
Turma A: Empreendedorismo e Marketing
 
Turma B: Empreendedorismo e Inclusão Social
 
Turma C: Empreendedorismo e Saúde Esportiva
 
8° ano – Empreendedorismo Social e Cultural
 
Turma A: Atuando nas Organizações Não Governamentais (ONGs)
 
Turma B: Empreendendo a Felicidade
 
Turma C: Minha Cultura, Meu Produto
 
9° ano – Empreendedorismo na ciência e na tecnologia
 
Turma A: Mídia Empreendedora
 
Turma B: Novas Invenções
 
Turma C: Serviços
 
1º ano do Ensino Médio
 
Turma A: Empreendedorismo e Copa do Mundo
 
Turma B: Empreendedorismo nas Ações Sociais
 
2º ano do Ensino Médio
 
Turma A: Empreendedorismo e o Turismo
 
Turma B: Empreendedorismo e as Políticas Públicas (de reparação, de inclusão e educacionais)

Comentários