Um desafio doloroso

Livro-reportagem, de autoria de jornalista graduado pela Unijorge, conta histórias dramáticas de usuários de drogas na luta pela reabilitação
 
Com informações da assessoria de comunicação da Unijorge e do blog Comunidade Terapêutica

Obra lançada recentemente inclui depoimentos de dependentes químicos
(Imagem: Divulgação)
 
Diante de uma realidade cruel na qual a sociedade está posta, o consumo de drogas, em particular do crack, vem crescendo descontroladamente nas zonas urbanas. Isso faz com que os familiares procurem os centros especializados para que seus filhos e parentes possam se libertar da dependência química, sendo submetidos ao tratamento e à desintoxicação.
 
Nem sempre a ação do Estado interfere nesses procedimentos, pois a omissão, a inoperância e a negligência governamentais levam os usuários à adoção de medidas próprias, por parte da família, na tentativa de que o ente não seja vencido pelo problema da droga.
 
Por essas razões, o jornalista Lucas Figueredo elaborou o livro-reportagem Só por hoje: a luta dos dependentes químicos em reabilitação, cuja temática se concentra no drama das famílias de usuários de substâncias psicoativas. Seu lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (30), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
 
Originalmente desenvolvida como trabalho de conclusão de curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), onde o autor se bacharelou em 2011, a obra baseia-se em histórias narradas pelos usuários em processo de reabilitação e especialistas no assunto. O livro-reportagem ajuda a valorizar as histórias e exprimir os sofrimentos e os anseios dos dependentes.
 
Escolha dos personagens
 
Lucas explica que as pessoas entrevistadas para o trabalho foram selecionadas conforme dois critérios – a história de vida e o afinco no processo de reabilitação –, “no sentido de retratar no livro, casos em que o dependente tenha procurado o centro por espontânea vontade”.
 
Para que o leitor esteja envolvido e situado no contexto da obra, Só por hoje inclui depoimentos extraídos de entrevistas com usuários, nos quais eles esclareceram os caminhos e os obstáculos enfrentados durante o período em que consumiram drogas, o momento em que decidiram procurar o centro de reabilitação e a busca por uma nova vida posteriormente ao tratamento.
 
A história de cada personagem, na acepção do autor, é estruturada desde a trajetória do indivíduo a partir de quando viveu à margem, abatido pelo efeito das drogas, até os obstáculos e desafios enfrentados por ele, agora na reabilitação. Em Só por hoje, o leitor observa, além dos caminhos percorridos nessa dolorosa missão, a possibilidade de reinserção do usuário no convívio social e suas esperanças para o amanhã.

Comentários