Filhote de girafa é sacrificado em zoológico na Dinamarca

Animal, que estava em perfeito estado de saúde, foi abatido com uma pistola, declarou porta-voz
 
Com informações da Agência France Presse (AFP)
 
Restos mortais de Marius serão usados para alimentar outros animais do zoológico de Copenhague
(Foto: Pedersen Rasmus Flindt/AP Photo)
 
Apesar dos protestos de defensores de animais na Dinamarca, um filhote de girafa em perfeitas condições de saúde foi sacrificado no último domingo (9), no zoológico da capital, Copenhague.  Segundo o porta-voz do parque, Tobias Stenbaek Bro, o animal, batizado de Marius, foi abatido com uma pistola no início da manhã.
 
Marius foi submetido a uma necropsia depois da morte, a qual os visitantes estavam autorizados a presenciar. A agência France Presse (AFP) informou que os restos mortais do filhote de girafa serão utilizados com a finalidade de alimentar outros animais do zoológico.
 
Stenbaek Bro esclareceu que o zoológico de Copenhague não esperava a comoção motivada pelo destino do animal sacrificado. “As pessoas têm o direito de protestar, mas é claro que nos surpreendeu”, afirmou, em entrevista à AFP.
 
Na quarta-feira passada (5), o parque explicou, em seu site, que não poderia deixar o filhote crescer para evitar a consanguinidade entre exemplares dessa espécie. Além disso, a castração ou a reintrodução de Marius na natureza foram descartadas por seus prováveis efeitos adversos, bem como sua transferência para outro centro da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA), por haver incompatibilidade genética.
 
Campanha cancelada na internet
 
Possuindo milhares de assinaturas na internet, a campanha favorável ao filhote de girafa foi ignorada por duas principais associações de defesa animal da Dinamarca, a Dyrenes Beskyttelse e a Anima. Um zoológico sueco noticiou ao jornal Expressen do último sábado (8) que foi solicitado sem sucesso a relocação do animal.
 
O zoológico de Copenhague informou ao jornal dinamarquês Ekstrabladet que seu propósito não é vender seus animais, embora contasse com ofertas de compras de milionários.

Comentários