Educador social é eleito Rei Momo

Aos 37 anos e pesando apenas 100 kg, Renildo Barbosa venceu nove concorrentes e vai reinar soberano no Carnaval deste ano
 
Com informações dos portais A Tarde e Correio* 24 Horas
 
Como prêmio, Renildo foi contemplado com R$ 15 mil em cheque nominal
(Foto: Divulgação/TextoeCia)
 
Já foi escolhido o novo Rei Momo do Carnaval de Salvador. Aos 37 anos, o educador social Renildo Barbosa, que pesa somente 100 kg, venceu a eleição para o posto absoluto da folia soteropolitana para este ano, ao derrotar outros nove finalistas. A solenidade aconteceu na noite da última sexta-feira (21), no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico.
 
Na próxima quinta-feira (27), Renildo, morador do bairro da Federação, receberá do prefeito ACM Neto (DEM) as chaves da cidade, inaugurando oficialmente as festividades de rua de 2014. Com a participação do guitarrista Armandinho Macedo, o evento teve também apresentações de colombinas e pierrôs de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, e de uma banda de fanfarras.
 
Ao ser coroado Rei Momo, Renildo Barbosa foi premiado com R$ 15 mil em cheque nominal, além de reinar sobre Salvador com toda sua majestade e ostentação durante o período carnavalesco, compreendido entre os dias 27 de fevereiro, quinta-feira, e 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas.
 
O concurso foi iniciado quando 17 homens, de no mínimo 100 kg, se inscreveram. Entre eles, apenas dez se classificaram para a final, em votação pela internet. Além de Renildo, os candidatos André Luís, Bruni Paixão, Dilson Chagas, Edgar Pessoa, Fred Silva, Lucas Eduardo (Dudu), Luciano Miranda (Babu), Omar de Santana e Paulo Sérgio disputaram a coroa.
 
Uma comissão avaliadora, integrada por sete membros escolhidos entre personalidades dos segmentos artístico, cultural e carnavalesco, elegeu o educador social entre os finalistas. De acordo com a enquete realizada pela internet, ele informou que foi o concorrente mais bem votado, recebendo 34% dos votos.
 
Ao lado da Rainha Vanessa e da Princesa Ana Cláudia, Alan Nery é o novo Momo laurofreitense
(Foto: Nazaré Araújo/Divulgação)
 
Lauro também já tem Rei
 
Na vizinha Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, já foram definidos o Rei Momo, a Rainha e a Princesa do Carnaval de 2014, o Carnaval Oficial Paz e Alegria (Copa). Em cerimônia organizada coincidentemente na noite de sexta-feira (21), no Cine Teatro da cidade, e acompanhada pela população laurofreitense, apresentaram-se dois candidatos a Rei Momo e seis candidatas a Rainha do Carnaval.
 
Valendo-se dos quesitos simpatia, beleza e elegância, em cada um dos três desfiles – traje esporte, traje banho e fantasia –, a comissão julgadora elegeu o Rei Momo Alan Nery, a Rainha Vanessa Lima e a Princesa Ana Cláudia Nonato. Ao assumir o trono, Alan decretou de imediato a paz e a alegria. “Durante o meu reinado na Corte Carnavalesca, irei levar paz, amor e alegria a todos que curtirem o Carnaval de Lauro de Freitas”, conclamou o soberano.
 
A Rainha Vanessa expressou sua satisfação em representar a beleza negra e a folia de sua cidade. “Vou cumprir minha missão com muita honra e responsabilidade, focada na paz e na alegria”, reiterou. E a Princesa Ana Cláudia também ressaltou a importância de simbolizar a sua terra. “Sou filha desta cidade e estou muito feliz em representá-la no Carnaval de 2014. Meu papel é transmitir alegria aos foliões de Lauro de Freitas”, garantiu.
 
Para o secretário municipal de Cultura, Alexandre Marques, eleito padrinho da folia laurofreitense deste ano, “três figuras ilustres do nosso Carnaval estão sendo homenageadas, nomeando os circuitos: Sivu, Jorge Astral e Dona Badinha”. Representada no evento por sua assessora, Carol Lopes, a primeira-dama do município, Adriana Paiva, se tornou a madrinha do Carnaval.

Comentários