Barra se prepara para o Carnaval com entrega de trecho

Parte integrante do projeto de revitalização da orla, área já está totalmente aberta para receber foliões e trios durante a folia
 
Com informações da Tribuna da Bahia e do iBahia
 
Após o Carnaval, trecho será interditado para obras complementares, como mobiliário e iluminação
(Foto: Gabriel Lima/Divulgação)
 
Visando a preparação para o Carnaval, o trecho compreendido entre o centro comercial Barra Center e a Cabana da Barra – clube da Marinha em Salvador –, foi entregue na tarde desta sexta-feira (21) em clima de folia. Com 600 metros de extensão, a obra, cuja cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito ACM Neto (DEM), integra a primeira etapa do projeto de requalificação da orla da Barra.
 
O local, com o canteiro de obras desmontado, já está totalmente liberado para receber foliões e trios elétricos nos seis dias da festa momesca. No entanto, o gestor municipal salientou que não se trata de inauguração, já que após o Carnaval, a partir de 6 de março, a área será interditada mais uma vez para instalação do novo mobiliário urbano e da iluminação definitiva em LED, além da conclusão dos trabalhos de paisagismo e de ajustes no acabamento.
 
Foram executados serviços de cabeamento subterrâneo das redes de água, esgoto, energia elétrica e gás, colocação do piso compartilhado em paralelepípedo para pedestres e veículos, escadarias e rampas de acesso à praia e restauração de balaustradas. Um grupo de bonecos gigantes e a banda de sopros Habeas Copos animaram a entrega da obra ao público, dando início ao circuito carnavalesco.
 
“Estou muito feliz em entregar aquele que é um dos cenários mais bonitos dessa terra criada por Deus. Hoje, devolver a Barra à festa mais democrática, que é o Carnaval de Salvador, é um privilégio”, entusiasmou-se o prefeito, que caminhou por todo o trecho acompanhado por autoridades, como o ex-governador Paulo Souto (DEM), o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, e o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia.
 
A tendência, para ACM Neto, é de que o Carnaval seja diferente e especial. “A Barra começa a vestir uma nova roupa, mais bonita, a roupa que queremos para toda a orla de Salvador. Logo depois do Carnaval, na quinta-feira  (6 de março), vamos retomar as obras, fazendo a complementação até o Porto da Barra e fazendo as ruas internas (Barão de Sergy, Barão de Itapuã, Afonso Celso e Avenida Almirante Marques de Leão)”, explicou.
 
Cerimônia de entrega teve participação de autoridades e da banda Habeas Copos
(Foto: Reprodução/Facebook/Prefeitura de Salvador)
 
Trios liberados
 
Durante a folia de Momo, os trios elétricos irão circular pelo piso compartilhado. Porém, de acordo com o chefe da Casa Civil da Prefeitura, Albérico Mascarenhas, o percurso não deve causar transtornos ao local. “Durante a obra, passavam aqui diariamente betoneiras com 60 toneladas em cima do piso. Um trio tem até 60 toneladas em três eixos, ou seja, o peso é melhor distribuído. Não há risco de qualquer dano”, disse.
 
O Carnaval começa na próxima semana, mas a animação já está invadindo a Barra desde o desfile do bloco Habeas Copos, tradicionalmente promovido na sexta-feira anterior à festa – neste ano, o evento aconteceu na noite desta sexta-feira (21).
 
Na próxima quarta-feira (26), a banda realizará mais uma apresentação, tida como a performance oficial da maior festa de rua do mundo, que propõe recordar antigos carnavais. Também no mesmo dia, a partir das 17 h, atrações como os grupos Stomp e Quabales, a percussão mirim do Olodum e a Orquestra Sinfônica da Bahia, além de outras 20 bandas de sopro e percussão, vão se apresentar num palco montado no Farol.
 
Presente
 
A revitalização da orla da Barra pode ser considerada um presente ao Carnaval e aos baianos, como explica o presidente do bloco Habeas Copos, Sérgio Bezerra, tradicional carnavalesco e morador do bairro há 64 anos, que parabenizou a iniciativa da Prefeitura.
 
“Esse espaço é importante para a cidade e para a Barra. Ficou uma obra bonita e com espaço para os pedestres. Hoje estamos inaugurando este pedaço com a participação de 100 músicos e a população vai conhecer a nova Barra com um Carnaval tranquilo”, declarou. “Temos uma administração que não faz discurso político. A Barra é referência da cidade e não podia continuar como estava”, finalizou.
 
Realizadas pela construtora Odebrecht, vencedora da licitação para elaboração do projeto básico e executivo, as intervenções na orla da Barra, que estão recebendo investimentos estimados em R$ 57.705.106, provenientes do governo federal e da Prefeitura de Salvador, serão devolvidas até junho, com previsão para antes da Copa do Mundo.
 
Segundo Neto, as obras só serão entregues oficialmente quando estiverem totalmente concluídas. “Vamos transformar a orla de Salvador em uma das mais bonitas do Brasil”, prometeu. Além da Barra, a orla também está sendo requalificada na Ribeira e em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Na manhã deste sábado (22), o prefeito assinou uma ordem de serviço destinada à revitalização da orla de Tubarão, também no Subúrbio.

Comentários