A moda baiana perde Di Paula, um grande ícone

Falecido aos 72 anos, estilista fez história no segmento, assinando figurinos de concursos de miss e blocos carnavalescos
 
Com informações do Correio* 24 Horas e da TV Bahia
 
Di Paula se encontrava internado no Hospital das Clínicas desde dezembro, após ataque cardíaco
(Foto: Arquivo Correio*)
 
O estilista Di Paula, um dos mais prestigiados da Bahia e que marcou época no cenário da moda local, faleceu nesta terça-feira (11), aos 72 anos, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas, no bairro do Canela. A causa da morte não foi revelada pelos médicos da unidade de saúde.
 
Segundo informações da TV Bahia, Di Paula deu entrada no hospital, onde estava internado desde dezembro do ano passado, após sofrer um ataque cardíaco. De acordo com o portal Correio* 24 Horas, ele também apresentava dores no estômago e crise de soluços, mas seu estado de saúde se agravou e entrou em coma em 19 de janeiro.
 
Com destacada atuação no final da década de 1970 e nos anos 1980, o estilista elaborou figurinos de concursos de miss e fantasias de luxo para bailes de Carnaval. Ultimamente, ele estava afastado do mundo do glamour, sendo responsável pela concepção dos figurinos do bloco carnavalesco As Muquiranas.
 
Ele também assinou, durante muitos anos, uma coluna em jornal impresso, e foi apresentador de televisão, fazendo história com seu programa Di Moda, exibido na década de 1990 pela TV Aratu, nas tardes de sábado.
 
Cleópatra (acima), de 2013, foi uma das fantasias assinadas pelo estilista para As Muquiranas, bloco do qual foi colaborador por mais de 20 anos
(Foto: Divulgação/As Muquiranas)
 
Muquiranas lamenta morte de "parceiro de longas datas"
 
A equipe de As Muquiranas, em nota enviada à imprensa, manifestou condolências pela morte de Di Paula, que teve um itinerário de mais de 20 anos no bloco de travestidos marcada por “muita alegria, irreverência e criatividade”. De acordo com a nota, o estilista criou fantasias que perpetuam na memória dos foliões e da própria agremiação carnavalesca, da qual foi “parceiro de longas datas”.
 
Entre as fantasias mais célebres por sua beleza e graciosidade, estão Baiana, de 1991; She-Ha, de 2009; Gueixa, de 2011; Cleópatra, de 2012; e Afrodite, de 2013. A última criação de Di Paula para o bloco foi Mosqueteiras, indumentária desenvolvida para o Carnaval deste ano. “Mais do que criar fantasias, Di Paula sabia e sentia a essência das Muquiranas e sua trajetória para sempre ficará marcada na história do nosso bloco”, encerra o comunicado.

Comentários