Pesquisa Vox Populi aponta Neto como melhor prefeito do Brasil

Gestor da capital baiana é o mais bem avaliado, seguido de Geraldo Júlio, do Recife, diz levantamento encomendado pela Band
 
Com informações dos portais A Tarde e Correio* 24 Horas

Desempenho de Neto foi avaliado positivamente por 51% dos entrevistados
(Foto: Edilson Lima/Agência A Tarde)

Pesquisa feita pelo instituto Vox Populi, encomendada pela TV Band e divulgada no Jornal da Band desta quinta-feira (30), aponta o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como o mais bem avaliado entre os seis gestores de capitais brasileiras. Segundo o levantamento, Neto obteve 51% de avaliação positiva – sua gestão foi considerada ótima por 13% e boa por 38% dos entrevistados.
 
O chefe do Executivo soteropolitano não comentou o resultado da pesquisa, tarefa que coube ao presidente do Democratas na Bahia, deputado estadual Paulo Azi.
 
“É muito gratificante saber que a população está reconhecendo o trabalho do prefeito ACM Neto. Recebemos a notícia com humildade e com a certeza de que essa indicação deixará o prefeito ainda mais estimulado a colocar Salvador no lugar que a cidade merece”, afirmou, em depoimento ao jornal Correio*.
 
Em segundo lugar no ranking, aparece o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), aprovado por 39% da população. A terceira posição é compartilhada pelos prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), ambos empatados com 36% na soma dos desempenhos ótimo e bom.
 
Gráfico pontua avaliação positiva dos prefeitos de seis capitais pesquisadas pelo Vox Populi
(Editoria de Arte/Correio*)
 
Rio e São Paulo na lanterna
 
Gestores das duas maiores cidades do país ocupam as últimas posições na pesquisa quanto ao desempenho. O quarto lugar cabe ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), cuja administração foi avaliada como ótima por 3%, boa por 21% e regular por 36% dos cariocas ouvidos pelo Vox Populi.
 
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro na capital fluminense, Paes detém o segundo maior índice de avaliação negativa entre os prefeitos de capitais. Sua gestão foi apontada como ruim por 20% dos pesquisados, ao passo que 21% a enquadraram no quesito péssimo.
 
Na última quarta-feira (29), o Jornal da Band havia divulgado a avaliação do diagnóstico do Vox Populi quanto ao desempenho do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Conforme os dados do instituto, também coletados entre 17 e 19 de janeiro, apenas 1% da população paulistana avaliam sua gestão ótima e 9%, boa.
 
A gestão de Haddad é pontuada como péssima por 32% dos entrevistados, enquanto 31% a consideram regular e 28%, ruim. Esses dados colocam o prefeito paulistano na lanterna do ranking das seis prefeituras pesquisadas.
 
Pesquisa revela que 28% dos baianos consideram governo Wagner positivo
(Foto: Robson Mendes/Arquivo Correio*)
 
Governos Wagner, Campos e Cabral também foram avaliados
 
O levantamento ainda aferiu a aprovação dos governadores dos estados da Bahia, Jaques Wagner (PT), de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Os números também foram revelados no Jornal da Band desta quinta-feira (30).
 
De acordo com o Vox Populi, 28% dos baianos avaliaram o governo Wagner positivo – 4% o julgaram como ótimo e 24% como bom. Outros 28% consideraram a gestão petista no estado regular positiva, 16% regular negativa, 8% ruim e 16% péssima.
 
Em comparação com os outros dois governadores mencionados na pesquisa, o desempenho ótimo de Wagner, avaliado por 4% dos entrevistados, é superior ao registrado em relação a Cabral, que ficou com 2%, porém inferior ao registrado em relação a Campos, com 13%. No quesito bom, Wagner teve percentual equivalente a 24%, Cabral, 10% e Campos, 37%.

Comentários