História da Câmara é traduzida em exposição comemorativa

A fim de aproximar o Legislativo de Salvador da sociedade através do estímulo a ações que preservem a memória da cidade, mostra segue em cartaz até 29 de março
 
Salão Nobre do Paço apresenta pinturas nas paredes e elementos decorativos
(Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Salvador)

Tendo por objetivo incentivar uma permanente conexão entre a Câmara Municipal de Salvador e a sociedade, sempre estimulando atitudes de preservação patrimonial, o Memorial da Câmara promove uma exposição especial comemorativa pelos 464 anos de implantação do Poder Legislativo da capital baiana.
 
Intitulada A Preservação e Valorização do Paço Municipal como Monumento Histórico, a exposição foi inaugurada em 10 de dezembro do ano passado e prossegue até 29 de março, data na qual se celebra o aniversário do berço civilizatório do Brasil, que neste ano completará 465 anos de fundação.
 
A mostra é distribuída em três novos espaços de visitação abertos ao público e situados na própria sede da Câmara, na Praça Thomé de Souza, também conhecida como Praça Municipal, no centro.
 
Tratam-se do Pátio Interno, que faz referências à cisterna e à forma construtiva do edifício; do Salão Nobre, onde encontram-se as pinturas parietais (nas paredes) e os elementos decorativos; e do Plenário Cosme de Farias, que destaca o nome e a importância do homenageado, que já foi advogado, deputado estadual e vereador, e as datas históricas pintadas nas paredes.
 
Em cada dependência priorizam-se suas características mais valiosas e representativas da história de Salvador, como o patrimônio artístico e arquitetônico. Além de revelar um pouco mais da memória da cidade, a exposição propicia aos visitantes, sob uma perspectiva interdisciplinar, o diálogo entre o passado e o presente.
 
Esse aspecto útil reflete-lhes a necessidade de conservar o Paço Municipal de Salvador para as próximas gerações, herdando registros capazes de possibilitar a compreensão da cultura da nossa cidade e estimular atitudes preservacionistas.
 
Serviço
 
Exposição: A Preservação e Valorização do Paço Municipal como Monumento Histórico – até 29 de março
 
Local: Pátio Interno, Salão Nobre e Plenário Cosme de Farias – Paço Municipal de Salvador
 
Endereço: Praça Thomé de Souza, s/nº, Centro – Salvador – BA
 
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9 às 18 h
 
Gratuita e aberta ao público

Comentários