Verão em Salvador foi aberto com tempo nublado e chuvoso

Tendência do Inmet para capital baiana é de céu encoberto e chuvas a qualquer hora até terça-feira, quando o sol voltará a aparecer
 
Com informações do portal A Tarde
 
Na contramão do que foi esperado, o solstício de verão teve início oficialmente neste sábado (21), com céu encoberto em Salvador e no litoral da Bahia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o tempo deve prosseguir assim até a próxima terça-feira (24), véspera de Natal.
 
Devido à influência de frentes frias que atuam no decorrer do ano sobre as regiões litorâneas do estado, o fato de o verão ter começado dessa forma é um fenômeno esperado. “As chuvas na Bahia têm sido constantes, então (o tempo) deve continuar assim com frentes que chegam até o extremo sul”, argumentou o meteorologista Eládio Barros, do Inmet, ao portal A Tarde.
 
A previsão para este domingo (22) é de tempo encoberto com chuva a qualquer momento, com temperaturas máxima de 26° C e mínima de 24º C. No dia seguinte, na segunda-feira (23), o céu também deve continuar nublado com chuvas esparsas, com temperaturas máxima de 29º C e mínima de 24º C.
 
Astro-rei volta a brilhar
 
Segundo o Inmet, a partir de terça-feira (24), as temperaturas permanecem as mesmas, mas choverá com pouca intensidade e o sol voltará a aparecer em Salvador. Porém, as chuvas fortes deverão ocorrer apenas nas regiões oeste e noroeste da Bahia. Na quarta-feira (25), o céu voltará a ficar nublado na capital, com temperaturas máxima de 26º C e mínima de 24º C.
 
O solstício, que ocorreu neste sábado, primeiro dia do verão, é o dia de maior claridade do ano, quando a duração do dia é a mais longa do período. O fenômeno também acontece no dia 21 de junho, quando começa a estação mais fria, o inverno.

Comentários