Morre na Rússia inventor do fuzil AK-47

General Mikhail Kalashnikov, pai da arma de fogo mais prestigiada no mundo, faleceu nesta segunda-feira em sua cidade natal, Izhevsk
 
Com informações da Agência Estado e do portal Veja
 
Militar havia sido internado com hemorragia interna em novembro, afirma BBC
(Foto: Sergei Karpukhin/Reuters – Abril de 2006)
 
O general e projetista de armamentos bélicos Mikhail Kalashnikov, inventor da arma de fogo leve mais popular do planeta, o AK-47, faleceu nesta segunda-feira (23), aos 94 anos, em sua cidade natal, Izhevsk, perto dos Montes Urais, na Rússia. A informação foi dada pela agência estatal russa Itar-Tass.
 
De acordo com a emissora britânica BBC, Kalashnikov havia sido internado no mês passado com hemorragia interna. O nome do fuzil que ele criou, usado tanto por exércitos rebeldes quanto por organizações guerrilheiras clandestinas, é uma combinação das iniciais da denominação oficial da arma, Avtomat Kalashnikov, e o ano em que ela teve sua produção iniciada, 1947.
 
Desde então, dezenas de milhões do fuzil, que era uma versão aperfeiçoada do equivalente de assalto alemão Sturmgewer 44, da infantaria nazista, foram fabricadas. Segundo o portal Veja, o AK-47 também foi o armamento largamente disseminado por rebeldes comunistas em conflitos financiados pela extinta União Soviética.
 
A arma de fogo se popularizou em virtude de sua manutenção relativamente simples, por sua capacidade de resistência a condições adversas, como água, areia e lama, e também por seu custo menor.
 
Obra de um jovem comunista
 
Concebido logo após o término da Segunda Guerra Mundial, o AK-47 foi gestado quando o autodidata Kalashnikov era comunista, servindo o regime stalinista soviético em sua juventude. Por conseguinte, ele não teve direito pela patente do fuzil e, em razão disso, declarou que nunca teve ganhado um copeque – a centésima parte do rublo, moeda russa.
 
Mikhail Kalashnikov ainda teve participação nos lucros pela venda de uma vodca batizada com seu nome, lançada em 2004. Na qualidade de militar, conseguiu prestígio com o AK-47 e tornou-se um general condecorado. Em plena Guerra Fria, orgulhou-se da credibilidade do fuzil, que fora criado exclusivamente para defender o bloco socialista, tendo a URSS à frente.

Comentários