Marlon Marcos navega por subjetividades em livro

Ao som de vozes femininas da nossa música, jornalista e antropólogo lança as aquáticas e misteriosas Memórias do Mar, sua primeira obra poética, no próximo dia 13, no quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris
 
Marlon se vale da maestria para explorar o belíssimo horizonte da poesia, o mais subjetivo dos gêneros literários
(Foto: Divulgação)
 
Uma preciosa coletânea cujo conteúdo jura fidelidade a um dos elementos concretos da natureza, mas que também evoca o mistério e não admite o controle que ele tanto conforta: o mar. Baseando-se nesse pensamento aquático e não abrindo mão de seus sacerdócios originais e prediletos, o jornalista e antropólogo Marlon Marcos concebeu seu primeiro livro inteiramente repleto de poesia.
 
Denominada Memórias do Mar: alguns poemas e outras prosas poéticas..., a publicação independente será lançada na próxima sexta-feira (13), a partir das 18:30, no quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris. “(A festa de lançamento) Contará, em participação especial, com as vozes de Stella Maris, Cláudia Cunha, Deia Ribeiro, ao violão de Zé Livera. E mais: Cláudia Di Moura em récitas de três poemas”, explica o autor em seu blog, também chamado Memórias do Mar.
 
Embora esteja profissionalmente ligado a dois hemisférios que majoritariamente se preocupam com a objetividade, Marlon, de 42 anos, consegue explorar e dissecar com maestria o belíssimo horizonte da poesia, classificada como o mais subjetivo dos gêneros literários. É o que pondera sua amiga e colega de ofício Cleidiana Ramos, no release do livro.
 
O rigor na construção textual, uma das virtudes que fazem reavivar a narrativa jornalística, e a capacidade de percepção simbólica em suas próprias experiências diárias perpassam todo o conjunto da obra em suas 82 páginas, articulando as facetas de jornalista e antropólogo ao incessante dom poético, marcado pela subjetividade e pela liberdade formal e vocabular.
 
“Sorte para os amantes da poesia que vão poder conferir uma obra de fôlego construída por alguém que representa tão bem as novas formas de fazer arte, ciência e comunicação: coragem para revelar as suas múltiplas faces mostrando o que cada uma delas reforça e revela da outra”, escreve Cleidiana, mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e responsável pelo blog Mundo Afro, de A Tarde.
 
“Não esconda seu talento, sirva a humanidade com generosidade”, adverte Maria Bethânia em prefácio
 (Foto: Divulgação)
 
Aval de Bethânia
 
Com assinatura de Maria Bethânia, o prefácio de Memórias do Mar incita Marlon – em cuja dissertação de mestrado em Estudos Étnicos e Africanos defendida na Ufba em 2008, intitulada Oyá-Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela, delineou o universo artístico da cantora com precisão antropológica e poética – a prosseguir o seu caminho no mundo da poesia.
 
“Quero que você mantenha a vontade de se expressar em versos, não esconda seu talento, sirva a humanidade com generosidade, e eu quero ser ouvido atento e coração aberto para acolhê-los”, apela. Ratificada pelas delicadas e luxuosas palavras da Abelha Rainha, a expectativa é de que essa surpresa marítima de Marlon Marcos, bem como os poemas nela impressos, seja navegada por todos.
 
Fiel a um dos elementos concretos da natureza, conteúdo do livro faz com que seu autor não abdicasse de suas vocações
(Imagem: Divulgação)
 
Serviço
 
Evento: Lançamento do livro Memórias do Mar: alguns poemas e outras prosas poéticas..., de Marlon Marcos
 
Data e horário: 13 de dezembro de 2013 (sexta-feira), a partir das 18:30 às 21 h
 
Local: Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
 
Endereço: Rua General Labatut, 27, Barris
 
Informações: (71) 8107-4693
 
Entrada franca

Comentários