Zoológico de Salvador ganha filhote de zebra

Pesando cerca de 15 kg e medindo 80 cm de comprimento, espécie animal já pode ser conferida pelos visitantes do parque, referência na reprodução em cativeiro

Com informações dos portais Correio* 24 Horas e A Tarde
 
Nativas da África, zebras são herbívoras e se alimentam preferencialmente em pastagens
(Foto: Divulgação/Zoológico de Salvador)
 
Referência na reprodução em cativeiro de diversas espécies animais e vegetais brasileiras, o Zoológico de Salvador, em Ondina, recebeu mais um ilustre habitante. Um filhote de zebra, nascido na madrugada do último sábado (23), pesa aproximadamente 15 kg, mede 80 cm de comprimento e já pode ser apreciado pelos visitantes.
 
Mamíferos nativos do continente africano, as zebras são herbívoras e se alimentam de preferência em pastagens. Sua pelagem consiste num conjunto de listras pretas e brancas, dispostas alternadamente na vertical – exceto as patas, onde elas aparecem horizontalmente –, cujas colorações vão escurecendo com o avanço da idade.
 
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que, nos primeiros dias de vida, o filhote foi submetido a uma atenção especial com monitoramento de 24 horas, por uma equipe de veterinários do zoológico. Em nota, o coordenador do parque, Gerson Norberto, enfatizou a qualidade dos recintos e dos procedimentos técnicos realizados no local.
 
“A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para a manutenção das espécies. Para isso, contamos com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, notificou.
 
Pesquisas em cativeiro
 
De acordo com a direção do Zoológico de Salvador, o parque vem promovendo, desde 2007, pesquisas científicas com animais e plantas silvestres nacionais, com ações reprodutivas em cativeiro.
 
O biólogo do Núcleo de Pesquisa e Conservação da Fauna Silvestre, Luciano Souto, destaca que o zoológico foi o primeiro do país a colaborar efetivamente em múltiplas iniciativas na área de manejo, reprodução e pesquisa com espécies da fauna e da flora nativas. O filhote de zebra pode ser visitado de terça-feira a domingo, além de feriados, das 8:30 às 17 h.

Comentários