Secretaria de Agricultura de Caetité realiza ações no combate à seca

Município da região sudoeste vem executando intervenções que visam amenizar o sofrimento dos sertanejos, como entrega de aguadas nas comunidades
 
Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Caetité
 
Já que Caetité está empenhada no combate a uma das piores secas dos últimos 50 anos, a prefeitura do município do sudoeste da Bahia, inserido na região do semiárido, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, vem realizando iniciativas para amenizar o drama que aflige centenas de pessoas e animais na zona rural.
 
Entre as intervenções, foram entregues até agora 13 aguadas – 11 nas comunidades de Lagoa das Vargens, Lagoa do Galho Torto, Vilão do Juazeiro, Pau d’Arco, Lagoa do Mato, Vargem Grande, Vereda dos Cais, Lagoa Nova, Lagoa Azul, Brejos/Pedra Grande, Tanquinho de Maniaçu (uma em cada localidade), mais duas aguadas na comunidade de Cachoeirinha.
 
A atual administração, sob a liderança do prefeito Zé Barreira (PSB), também ampliou a barragem que abastece as comunidades de Serragem e suas vizinhanças, no distrito de Brejinho das Ametistas, executou serviços de limpeza do Tanque do Governo, situado em Cachoeirinha, e distribuiu gratuitamente 70 mil mudas de palma, beneficiando 70 famílias de agricultores.
 
Além disso, de acordo com a assessoria da gestão municipal de Caetité, foram construídos dois campos experimentais de palma adensada com extensão de 0,5 hectares cada, localizados nas comunidades de Lagoa de Fora e Sapé, com capacidade para produzir 200 toneladas da planta ao ano. Em cada campo experimental, já foram plantadas 7 mil raquetes de palmas.
 
Propondo otimizar a qualidade de vida dos habitantes rurais caetiteenses, essas ações, implementadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, originaram-se a partir de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado federal Josias Gomes (PT-BA) e pelos senadores Walter Pinheiro (PT-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA).
 
Um dos beneficiados, o agricultor familiar Manoel José da Silva, residente em Lagoa de Fora, esclareceu que sua vida já melhorou e as perspectivas são de mais conquistas pela frente. “Temos recebido uma atenção especial da Secretaria de Agricultura, que tem nos ajudado muito. Agora temos apoio e orientação, a exemplo da implantação dos campos experimentais de palma, que irão produzir alimento para o nosso gado e logo, logo, forneceremos também para outras comunidades”, examinou Manoel.
 
Unidade intensificará distribuição de mudas
 
Outra iniciativa, que está em processo de instalação, é uma Unidade Técnica Didática (UTD) da palma adensada sem espinho, situada na comunidade de Banguê. Implantada em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a unidade, segundo a assessoria da prefeitura de Caetité, irá intensificar a distribuição de mudas para os agricultores.
 
De acordo com o secretário de Agricultura de Caetité, Rosival de Almeida, as intervenções na zona rural são ações importantes que viabilizam a criação de estruturas hídricas para a dessedentação animal, bem como os campos experimentais que permitem propagar não apenas mudas, mas também o conhecimento.
 
“Quando as pessoas veem um local onde determinada tecnologia está dando resultados satisfatórios, elas se animam e querem aplicar esse conhecimento em suas propriedades. Esse é o nosso objetivo, que cada produtor, ao receber essas mudas, possa plantar em suas propriedades e depois distribuir para seus vizinhos, a ponto de que todos no município tenham uma área plantada com palma e sirvam de reserva alimentar nos períodos críticos da seca”, ponderou.

Comentários