João Araújo, pai de Cazuza, morre no Rio aos 78 anos

Fundador da Som Livre, produtor musical foi responsável pelo lançamento de vários artistas da música brasileira
 
Com informações dos portais A Tarde, Correio* 24 Horas e O Globo
 
Um dos expoentes da indústria fonográfica nacional, Araújo (à direita) era casado com Lucinha, com quem teve Cazuza, seu único filho
(Foto: Divulgação/Viva Cazuza)
 
Morreu na manhã deste sábado (30), véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids, em seu apartamento no Rio de Janeiro, aos 78 anos, o produtor musical João Araújo. Casado por 56 anos com dona Lucinha, com quem teve seu único filho, o cantor e compositor Cazuza (1958-1990), abatido precocemente pelos efeitos da doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), Araújo foi vítima de ataque cardíaco.
 
Um dos mais importantes nomes da indústria fonográfica brasileira, ele ajudou a lançar artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben, Gal Costa, Novos Baianos, Djavan, Lulu Santos, Barão Vermelho e Xuxa. Fundou, em 1969, a gravadora Som Livre, braço fonográfico das Organizações Globo, que ele presidiu durante quatro décadas, onde colaborou no lançamento de fenômenos musicais e na produção das famosas e bem-sucedidas trilhas sonoras de novelas e séries globais.
 
O corpo de João Araújo foi velado na tarde deste sábado (30), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio, onde também foi enterrado – ao lado do túmulo de Cazuza –, com a presença de amigos e familiares. Compareceram à cerimônia a viúva Lucinha Araújo, Caetano Veloso e sua ex-esposa Paula Lavigne, a atriz Glória Pires e seu marido, o cantor Orlando Morais, e o deputado federal Miro Teixeira (Pros-RJ).

Comentários