Boca do lazer e do esporte

Situado na Boca do Rio, na área antes ocupada pelo degradado clube do Bahia, novo parque faz parte do pacote de requalificação da orla marítima de Salvador
 
Com informações da Agecom
 
Intervenção no local custou à prefeitura o montante aproximado de R$ 4 milhões, aplicados com contrapartida da Odebrecht pelo emissário submarino
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
O que era um nítido rastro de abandono à beira-mar passou a ser, em definitivo, convertido em sinônimo de diversão para a população soteropolitana, em geral para aqueles que vivem no entorno da orla. Um novo espaço lúdico e esportivo no bairro da Boca do Rio, circundado de área verde e completamente equipado, foi entregue aos moradores do bairro e de suas adjacências para, finalmente, desfrutar.
 
Trecho inaugural do plano de requalificação da orla marítima de Salvador, tocado pela atual gestão municipal com coragem, tenacidade e obstinação, o Parque de Lazer e Esporte foi erguido no terreno da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, que se encontrava em condições precárias e anacrônicas, onde também abrigava uma casa de espetáculos e eventos anexa ao clube.
 
Orçada em cerca de R$ 4 milhões com contrapartida da construtora Odebrecht pela construção do emissário submarino, a obra levou sete meses para ser concluída, sendo inaugurada há duas semanas pelo prefeito ACM Neto (DEM). As secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), com o respaldo da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), se responsabilizaram pela execução dos serviços.
 
Conforme a assessoria da prefeitura, o trecho revitalizado, localizado numa área estimada em 80 mil metros quadrados, consiste em um parque completo de lazer, com ciclovia, pista de cooper, espaços apropriados para exercitar outras modalidades esportivas, quiosques, bancos, mesas, brinquedos infantis e equipamentos de ginástica confeccionados em madeira e aço.
 
Construída sobre o poluído Rio das Pedras, ponte em concreto armado interliga o parque às quadras de esporte já existentes
(Foto: Hugo Gonçalves)
 
Circulando e apreciando o mar
 
A intervenção na orla da Boca do Rio também trouxe aos beneficiados um espaço livre com paisagismo, no qual foram executados o rebaixamento do talude e a implantação do gramado, onde os frequentadores podem circular pelo local e apreciar a paisagem e a brisa aprazíveis que emanam do Oceano Atlântico. Para reforçar a estrutura, foram instalados posto de salva-vidas, bicicletário e sanitários químicos portáteis.
 
Nas imediações do parque, propondo adquirir mais mobilidade, ampliou-se a calçada, que recebeu rampas de acessibilidade. O sistema de sinalização foi aprimorado e o de iluminação pública, reestruturado, implantando luminárias com lâmpadas mais potentes.
 
Edificou-se, ainda, uma ponte em concreto armado sobre a foz do poluído Rio das Pedras, de trânsito exclusivo para pedestres e ciclistas, com a finalidade de conectar o moderno espaço de lazer ao já existente complexo de quadras de esporte, além de construir um estacionamento e requalificar a pavimentação parcial da Avenida Octávio Mangabeira.
 
A prefeitura, ao entregar o mirante com vista oceânica privilegiada, viabilizando uma alternativa de esportes e lazer à cidade, deu o pontapé nos serviços de revitalização da sua vasta faixa litorânea, que engloba desde a praia de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, até a poética Itapuã. Isso foi só o começo, bem como os trechos da Barra e da Ribeira, que continuam em obras, a serem concluídos o mais brevemente possível.

Comentários