Ciro assume responsabilidade de cuidar da saúde dos cearenses

Empossado hoje, ex-governador e ex-ministro foi nomeado por seu irmão, o governador Cid Gomes, e elogiou programa Mais Médicos
 
Com informações da Agência Estado
 
Indicado pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), seu irmão, para a Secretaria de Saúde, o ex-governador, ex-ministro e ex-deputado Ciro Gomes tomou posse nesta terça-feira (10). No dia anterior à sua nomeação, Ciro teceu elogios ao programa Mais Médicos, do governo federal, que na opinião dele “é um excelente programa e necessário para socorrer todos os brasileiros”.
 
Ele foi escalado para substituir o ex-titular da pasta, Arruda Bastos, da cota do PC do B, que vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa estadual em 2014. Quando foi nomeado, o governador Cid Gomes saudou seu irmão como “melhor referência em gestão pública no Brasil”, por ter ocupado cargos de significativa relevância na política nacional.
 
O novo secretário frisou, em entrevista coletiva no Palácio da Abolição, sede do governo cearense, em Fortaleza, que o Mais Médicos é o melhor programa. Porém, ele não considerou que isso seja uma estratégia para alavancar a campanha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virtual candidato do PT ao governo de São Paulo nas eleições de 2014.
 
Segundo Ciro, o governo do Ceará tinha divergências com o Ministério da Saúde devido à sua forma de administrar a área, mas vai exigir do ministro recursos a serem destinados ao estado. “Na medida que eu assumo essa responsabilidade com a delegação do governador do estado de tocar uma área tão sensível quanto essa da Saúde, eu vou trabalhar para produzir resultados", disse.
 
Tarefa grandiosa
 
Ciro Gomes ambicionava ser ministro da Saúde no segundo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não emplacou. Ao assumir a Secretaria da Saúde do Ceará, ele se abdicou do cenário político em âmbito nacional e terá a árdua tarefa de se dedicar integralmente à cura e à salvação de vidas dos cearenses. Ele pretende se perpetuar no cargo até 31 de dezembro de 2014, quando expira o governo de seu irmão.

Tendo como meta essencial dotar o estado da maior rede pública de saúde entre as unidades federativas brasileiras, Ciro será incumbido de universalizar o atendimento em atenção secundária e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Sob sua tutela também estão 10 hospitais e a construção de 32 novas Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

Comentários